Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Semana de Enfermagem 2022

16/05/2022 – Comemorado em 12 de maio no país, o Dia da Enfermagem marca a importância e o reconhecimento deste profissional de saúde para a população.

Na segunda-feira, 16/5, a Divisão de Enfermagem (DEN) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promoveu o evento “A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?“, referente a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) em comemoração à data. Cerca de 200 profissionais – entre enfermeiros, técnicos, auxiliares, discentes e docentes de enfermagem e demais profissionais da área de saúde – lotaram o Auditório Halley Pacheco, no 8º andar do HUCFF.

Com a presença da Magnífica Reitora Denise Pires de Carvalho, do diretor-geral do Hospital, professor Marcos Freire, o diretor da DEN, enfermeiro Tony Figueiredo, além da coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Maria Luiza, a professora Deyse Santoro, representando o Coren-RJ, bem como a professora Ana Letícia Monteiro Gomes, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), a diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), professora Elizabeth Pimentel Araújo Paze e a professora Maria da Soledade, Coordenadora de Graduação da EEAN, o evento aconteceu durante todo o dia e entregou uma programação com importantes reflexões sobre este momento. O trabalho em equipe do HUCFF foi destaque nos principais discursos. O que reforça a importância da união e humanização no ambiente hospitalar.

No começo da pandemia convivemos,diariamente, com o medo de levar a Covid aos nossos familiares, masa vontade de prestar assistência aos pacientes nos ensinou a lidar com esse medo“, disse o diretor da DEN, Tony Figueiredo, destacando o papel fundamental da Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Mesmo sob forte pressão, aprendemos a trabalhar em conjunto” – constatou

A dama da lâmpada

A CCIH teve papel fundamental durante a pandemia. Não à toa, uma profissional desta Coordenação foi escolhida para representar Florence Nightingale, enfermeira inglesa que criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra e teve seu trabalho reconhecido, tornando-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. Florence foi chamada pelo jornal The Times, de Londres, “A Dama da Lâmpada”, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão, no hospital militar inglês em Scutari, que atendia os feridos anglo-franceses na Guerra da Criméia, onde os soldados morriam vítima da cólera e do frio. Com uma pequena equipe, com os equipamentos necessários e com um trabalho árduo, mesmo contra a negligência dos médicos militares, o ambiente tornou-se propício para atender aos enfermos. A dedicação que devotava aos doentes reduziu drasticamente as mortes no hospital militar. Florence nasceu em 12 de maio de 1820, por isso este é conhecido como o Dia da Enfermagem, em homenagem a ela.

No HUCFF, a “Dama da lâmpada” foi Christiany Moçali Gonzalez, que atuou na chefia da CCIH no auge da pandemia. Numa cerimônia simbólica, Chris, como é conhecida por todos, acendeu a lâmpada da enfermagem no evento.

Foi muito emocionante estar neste lugar hoje, representando a enfermagem e a CCIH. Antes de qualquer atuação minha aqui no Hospital, eu sou enfermeira e é muito bom pertencer a esta Divisão“, disse emocionada. “Ninguém é alguém sozinho“, finalizou Chris emocionada.

Dentre as atribuições da CCIH, destacam-se: busca ativa e vigilância das infecções hospitalares entre os pacientes; avaliação e orientação de técnicas relacionadas com procedimentos invasivos; controle do uso racional de antimicrobianos; educação continuada dos profissionais de saúde em prevenção de infecções; monitoramento e controle de surtos; monitoramento do serviços de limpeza e desinfecção; controle de pragas, vetores e qualidade da água; entre outros.

A união de todas as forças, sejam pequenas, médias ou grandes, consegue produzir um trabalho de superação de todas as necessidades” reconheceu o diretor-geral, Marcos Freire, e reforçou a capacidade do Hospital em formar profissionais durante a pandemia. “Muitos vieram trabalhar aqui de forma emergencial, mesmo sem ter grande preparoe experiência, e aprenderam muito com os nossos profissionais“, destacou o diretor.

O Comitê de Operação de Emergência Hospitalar (COE-H) participou do evento explicando como atua a brigada de incêndio.

Mérito do SUS

A Reitora Denise Pires de Carvallho, durante o evento da DEN, falou sobre os índices de vacinação no Brasil, que foram melhores do que em alguns países de primeiro mundo.

Isso se deve ao SUS e às universidades públicas. Sem esse aparato, do qual o HU fez parte com excelente desempenho, não teríamos esses índices tão notáveis“, reforçou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *