O Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV) como integrante do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) responde a demanda social de saúde de alta complexidade integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que está entre seus objetivos institucionais promover ao seu público atendimento e informação de qualidade e de acordo com os princípios éticos e humanísticos. Nesse sentido, periodicamente o setor elabora um Relatório de Gestão publicado em veículo interno que oferece subsídios para a tomada de decisão, descrevendo as principais realizações do hospital e seus indicadores em diversos âmbitos. Para além disso, sabendo do interesse social em informação de qualidade o SEAV participa periodicamente de eventos abertos ao público externo com a divulgação dos trabalhos realizados e em andamento, estando também aberto a contatos para colaborações institucionais e de alunos e pesquisadores.
Em resposta à pandemia internacional de COVID-19 todos os Serviços e Setores do hospital tiveram que adequar suas atribuições de rotina com novas demandas surgidas do enfrentamento à doença causada pela disseminação do vírus.
Entre essas ações de enfrentamento, orquestradas pelo Gabinete de Crise, o SEAV em parceria com a Coordenação de Informática e Rede (CIR) responsável pela tecnologia da informação criou um sistema que permite a sinalização dos casos de acordo com as definições do Ministério da Saúde e a identificação imediata dos casos pela equipe de vigilância epidemiológica, que desencadeia um processo de coleta e qualificação dos dados referentes à COVID-19.
A experiência de vigilância epidemiológica hospitalar com uso de dados em tempo real através do desenvolvimento de um sistema de informação para notificação e monitoramento dos casos suspeitos de COVID-19 atendidos na instituição foi relatada no VIII Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação ocorrido em 2020 de forma remota. O link para aquela apresentação se encontra disponível aqui: Apresentação no SINTAE 2020
– Boletins:
Boletim Epidemiológico maio 2023
Perfil epidemiológico da mortalidade 2022 / abril 2023
Infográfico SEE n° 02-23- Vigilância das arboviroses / Fevereiro 2023