Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Coordenação de Atividades Educacionais

Coordenador Geral: Dr. Ronaldo Contreiras de Oliveira Vinagre
Chefe de Gabinete: Maria Helena Arruda Santos da Silva

Telefone: 3938-2860 / 3938-2862 / 3938-2824

O Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) desenvolve em suas instalações 12 cursos de graduação do CCS e programas de pós-graduação  strictu senso, sob responsabilidade das unidades acadêmicas, e  latu senso, Residência Médica e Multiprofissional, sob sua orientação. Acresce-se, à esta forma, cursos de aperfeiçoamento e especialização, também sob a égide das unidades acadêmicas.

A Coordenação de Atividades Educacionais (CAE ) organiza, administrativamente, as atividades didáticas fornecendo apoio em salas de aula, recursos audiovisuais e reprográficos, além de cuidar de outros aspectos relacionados diretamente ao corpo discente. Conta com três coordenações adjuntas, Residência Médica, Residência Multiprofissional, Cursos de Educação Continuada e duas secretarias graduação e pós-graduação, que respondem ao gabinete da Coordenação Geral, e são responsáveis pelos programas de treinamento em colaboração com os serviços, multiprofissionais do HUCFF.

Suas atividades didáticas de maior relevo são ligadas aos programas de Residência, sobre os quais exerce influência direta, respeitando a orientação acadêmica do corpo funcional neles envolvido.
A Biblioteca Setorial do HUCFF localiza-se no 13º andar, integrada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRJ, ocupa uma área de 1.000 m ² com acervo atual, 6 pontos de acesso a rede mundial de computadores, onde podem ser realizadas buscas em diversas bases de dados, por exemplo, o Portal de Periódicos CAPES e a BIREME. A administração da biblioteca e a renovação periódica do acervo, assim como a realização de cursos para treinar seus frequentadores para melhor acessar os portais de pesquisa, é responsabilidade da CAE.
O HUCFF oferece ainda aos Médicos Residentes, que não moram na cidade do Rio de Janeiro, alojamento situado no 13º andar cuja estrutura básica é fornecida pela CAE.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Coordenação: Profª Maria Luiza de Oliveira Teixeira

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) associa-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Criada em 2010, possui atualmente 60 residentes distribuídos nas seguintes áreas: biologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

A Coordenação Geral da Residência Multiprofissional situa-se no 12º andar, no espaço físico da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE), ao lado da xerox. Conta com um secretário treinado e habilitado a oferecer aos Residentes todas as informações e orientações para que possam ter o máximo de aproveitamento durante o período de atuação nos Serviços do HUCFF.
Os Residentes Multiprofissionais são motivados a desenvolver e participar de pesquisas que venham a contribuir para a prática multiprofissional qualificada e a ampliar a visão crítico e reflexivo do profissional no que tange a assistência à saúde, considerando linhas de pesquisa das diferentes áreas de conhecimento.

Telefone: 3938-2861

RESIDÊNCIA MÉDICA

Coordenação: Dra. Simone Soares Leite

A Residência Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) é uma das mais tradicionais da Cidade do Rio de Janeiro. Criada em 1978, possui atualmente 297 residentes distribuídos em 48 Programas de Residência Médica em Especialidades e Áreas de Atuação.
A Coordenação Geral da Residência Médica situa-se no 12° andar, no espaço físico da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE). Conta com uma secretaria com 4 funcionários treinados e habilitados a oferecer ao corpo de Residentes todas as informações e orientações para que possam ter o máximo de aproveitamento durante o período de treinamento nos Serviços do HUCFF.
Os Residentes do HUCFF são motivados a, paralelamente as atividades práticas e teóricas de seus respectivos Programas, a participar de linhas de pesquisas dentro dos Serviços e nos laboratórios do Centro de Ciência da Saúde.

Telefones: 3938-2862/ 3938-6013

COORDENAÇÃO DE CURSOS EXTRACURRICULARES

Coordenação: Profª. Elen Martins da Silva Castelo Branco

A Coordenação de Cursos Extracurriculares – Graduação e Pós Graduação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece treinamentos teóricos, com imersão prática, em dezenas de Serviços e atividades relacionadas ao trabalho em saúde. Os cursos visam o aperfeiçoamento de estudantes e reciclagem de profissionais da própria Instituição ou fora dela tanto a nível nacional quanto internacional (intercâmbios). Contamos com participação dos mais renomados especialistas em todas as áreas de atenção primária à terciária da saúde do HUCFF.
Possui, atualmente, cerca de 150 estudantes e profissionais envolvidos com a área da saúde cursando os diversos programas oferecidos pelos serviços.

Telefones: 3938-6010/ 3938-6013

A reserva das salas de aula e dos auditórios no HUCFF é de responsabilidade da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE).

O procedimento para a reserva consiste no preenchimento do FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESERVA DE SALAS E AUDITÓRIOS – CAE/HUCFF/UFRJ, preferencialmente pelo docente/servidor responsável pelo evento com antecedência mínima de 48 horas. A reserva será processada de acordo com a disponibilidade, dentro do(s) dia(s) e horário(s) pretendido(s), e respondida através de e-mail. A secretaria de Graduação da CAE entrará em contato com o solicitante da reserva, através de ligação telefônica e/ou e-mail, 48 horas antes do evento agendado para a confirmação.
Mudanças ou cancelamentos da reserva deverão ser comunicados à CAE com antecedência. Caso o evento se encerre antes do horário previsto, solicitamos que o responsável comunique o Setor de Audiovisual (tel: 3938-2865) para que o equipamento seja recolhido e a sala fechada, por motivos de segurança.

Importante ressaltar que os atrasos superiores à uma hora ou a não utilização sistemática das salas e/ou auditórios reservados, serão analisados pela coordenação da CAE, com possibilidade da perda do direito à manutenção das reservas.

IMPORTANTE: CASO SUA AULA TERMINE ANTES DO HORÁRIO RESERVADO, FAVOR SOLICITAR O FECHAMENTO DA SALA NOS RAMAIS 2865/2824/6010 A FIM DE EVITAR O FURTO DOS APARELHOS ELETRÔNICOS.

Contatos:

Telefones: 3938-2824/ 3938-6010 (Graduação)


3938-2865 (Audiovisual)