A CNTI foi criada em 2021 e sua missão é propor e subsidiar o Cofen nas questões relacionadas à prática profissional e na elaboração de políticas públicas, estratégias e ações relacionadas ao desenvolvimento, qualificação e valorização dos profissionais e da assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade.
Estiveram em reunião com a diretoria do HU a coordenadora Cacilda Hildebrand, Renan Martins, membro da composição atual do CNTI e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia (ABENTI) e Tony Figueiredo, diretor da Divisão de Enfermagem do HU, também integrante da CNTI e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem. A seguir à reunião, na qual sobressaiu a pauta do iminente credenciamento do HUCFF como centro nacional de transplantes complexos, partiram em visita à CTI do 13° andar e enfermarias do 8°.
A visita foi guiada pelo chefe da Enfermagem, tendo a participação de Ana Carolina Leal Santos, coordenadora de Enfermagem do CTI. Dentre as unidades do 8° andar, estiveram na unidade cardiovascular – 8C e Cardiointensiva – D1 e D2. Não faltaram elogios às instalações, consideradas em nível de excelência pelos representantes do CNTI/COFEN.