Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Exposição com fotos do HUCFF no Parque Laje

Foi inaugurada no dia 27 de abril de 2022 a exposição “Vírus” que apresenta imagens belas e intrigantes capturadas dentro do HUCFF, entre os pacientes de covid e terapias pós-covid. A autoria das fotografias é do renomado fotógrafo francês Antoine d´Agata, ex diretor da importante agência francesa de fotojornalismo Magnum.

No início da pandemia de Covid-19 em março de 2019 ele fotografou as ruas vazias e hospitais franceses com uma câmera térmica. Este tipo de câmera registra as ondas de calor, provocando um efeito plástico diferenciado, que ajuda a realçar as emoções envolvidas, além de preservar a identidade dos retratados.

Pinel de fotos_Antoine d´Agata

Em novembro de 2021 ele retomou o tema visitando instituições públicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro durante uma residência artística, dentre elas o Clementino Fraga Filho. Deste trabalho resultou o material que estará exposto nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com visitação pública de quinta a terça-feira de 9h às 17h, até 19 de junho de 2022. O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro foi o principal realizador do projeto, tendo procurado o HUCFF em novembro do ano passado.