Quem Somos

Você conhece o Programa de Formação em Pesquisa Médica? Numa iniciativa pioneira o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ desenvolveu o Programa que permite ao aluno do curso de Medicina realizar, simultaneamente, a Graduação e a Pós com nível de Doutorado.
Logo DPq Completo

A Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (DPq/HUCFF) é o órgão da Direção Geral encarregado de coordenar e apoiar toda atividade de pesquisa científica desenvolvida no HUCFF. A unidade abriga importantes laboratórios de pesquisa, onde são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa em diferentes áreas. Somos reconhecidos como um dos principais polos de produção e disseminação de conhecimento em saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.
As pesquisas clínicas eram centralizadas na Coordenação dos Projetos de Pesquisa do HUCFF até o ano de 1994, quando foi nomeada a Comissão de Investigação Científica (CIC). A mesma existiu até dezembro de 2006 quando foi criada por portaria interna a Divisão de Pesquisa (DPq), que seria reconhecida em dezembro de 2011 pelo Conselho de Administração do HUCFF, e seu regimento formalizado após 6 meses.

Dentre suas principais atividades, incluem-se:

• integrar a Pesquisa do HUCFF, coordenando a elaboração de projetos de interesse coletivo e institucional
  • apoiar o pesquisador nos aspectos estatísticos de seu projeto, na captação, administração e prestação de contas dos recursos de sua pesquisa, na publicação e divulgação de seus resultados
  • colaborar com o Comitê de Ética em Pesquisa e com os Programas de Pós-graduação
  • regular e acompanhar as pesquisas com protocolos clínicos para a indústria realizadas no HUCFF

Outra importante função da DPq é permitir a inserção formal no HUCFF dos Núcleos, Institutos e Unidades Acadêmicas que desenvolvam atividades de Pesquisa no hospital.

• Orientação no planejamento de projeto científico, como: tipo de estudo, alocação de pacientes, cálculo do tamanho da amostra, controle de vieses;
  • Auxílio na construção de banco de dados para informatização adequada e utilização pelo pacote estatístico;
  • Identificação de métodos estatísticos para aplicação na análise quantitativa dos dados;
  • Auxílio na aplicação de métodos estatísticos e na elaboração de relatório para apresentação dos resultados; e
  • Orientação técnica na interpretação e discussão dos resultados alcançados.

Direção: Professora Dra. Soniza Vieira Alves Leon

Funcionários administrativos: