Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

COORDPI - Coordenação de Políticas Institucionais

Trajetória da CDP à COORDPI:

 

Em 2001 foi criada a Comissão de Direitos do Paciente – a CDP, instituída como órgão de assessoramento à Direção Geral do hospital somando-se às demais estruturas de participação do paciente na instituição, integrando à Coordenação de Comissões Permanentes. Tendo como propósito monitorar a qualidade do atendimento prestado ao paciente, com vistas a garantir os direitos contidos na Cartilha de Direitos dos Pacientes (HUCFF/ UFRJ, 2023).
Esta cartilha construída na gestão do Hospital no período 2000-2005 e atualizada em 2023, tendo por objetivo incentivar e possibilitar a participação dos pacientes na gestão de políticas institucionais, fortalecer o direito do cidadão e reforçar sua condição de usuário das políticas de saúde.

A CDP, desta forma, abriu espaço para a participação social do paciente no Hospital, constituindo-se em um lugar de encontro entre pacientes e profissionais de saúde (equipe de saúde) para promover discussões entre os vários segmentos, com vistas a permanente melhoria do atendimento prestado pelo Hospital.
Como parte da estrutura do HUCFF, esta comissão foi concebida para funcionar com autonomia, uma extensão da Direção Geral, com independência para levantar questões próprias e desenvolver métodos de trabalhos para a consecução de seus objetivos.

Em 2019, a atual direção do HUCFF, já com a experiência acumulada durante o tempo de funcionamento da CDP, inseriu esta comissão no organograma da recém-criada Coordenação de Políticas Institucionais – COORDPI, órgão de assessoramento à gestão institucional, entendendo-se que assegurar direitos e a qualidade da prestação de serviço esta intrinsecamente ligada às políticas internas, em consonância com a evolução da legislação acerca da temática. Esta coordenação continua a manter o enfoque na participação social e no exercício do controle social do paciente através da própria Comissão de Direitos do Paciente.

Eixos de atuação

Esta Coordenação se estrutura em dois eixos para contribuir com a gestão institucional:

  • Primeiro eixo: o paciente e todos os movimentos que fazem interface com a garantia de direitos, participação social, controle social, cidadania;
  • Segundo eixo: ações que qualifiquem a prestação do serviço, denominadas “Ações de Humanização Hospitalar”.

Ambos se reportam às políticas institucionais e sua adequação ao cuidado em saúde, acompanhando avanços nos campos teórico-metodológicos, técnico-práticos e ético-políticos voltados para práticas inovadoras que visem não só o atendimento da doença que se instala, mas do indivíduo em sua totalidade.

Ações desenvolvidas

  • Participação em Grupos de Trabalho e Comissões
  • Apoio a Campanhas Sazonais
  • Ações de Humanização Hospitalar
  • Apoio a ações extensionistas e projetos de pesquisa
  • Pesquisa de qualidade com pacientes

A Comissão de Direitos do Paciente passou por reformulação e atualmente é composta apenas por pacientes em tratamento ativo na Unidade como representação de Controle Social no HUCFF. A COORDPI atua enquanto Secretaria-Executiva da Comissão.
A CDP tem como propósito monitorar a qualidade do atendimento ao paciente da Instituição, com vistas a garantir os direitos estabelecidos na Cartilha dos Direitos do Paciente e na legislação que a rege.

A Carta de Serviços do Usuário é um documento disponibilizado por uma instituição pública, em que a entidade insere suas informações básicas e lista todos os serviços por ela prestados, especificando as etapas, o público-alvo, os locais, horários e forma de acesso.  – A Carta de Serviços do Usuário do HUCFF pode ser acessada através do link abaixo:

CARTA DE SERVIÇOS DOS USUÁRIOS_HUCFF