CIHDOT - Comissão Intra-Hospitalar de
Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes

A CIHDOTT é uma Comissão Intra-hospitalar formada por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
A CIHDOTT foi criada em atenção ao disposto na portaria nº 905/GM/MS de 16 de agosto de 2000, que determinou sua composição em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos.

Em 2005, a portaria nº 1.752/GM de 23 de setembro de 2005, determinou a constituição da CIHDOTT em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos.

A portaria nº 2.600/GM/MS de 21 de outubro de 2009, que aprovou o regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes, trouxe novas definições de organização de CIHDOTT e definiu suas atribuições.

A CIHDOTT do HUCFF foi instituída por ato formal do Diretor Geral do HUCFF através da portaria nº 71 de 29 de agosto de 2005.

Atualizações:

Port 01399/ 23 de fevereiro de 2023

portaria nº 1.091/18 de 06 de fevereiro de 2018.

A CIHDOTT é uma exigência legal.
Para que o HUCFF continue transplantando, colabore com as rotinas e protocolos.

Atribuições da CIHDOTT

• Avaliar juntamente com a Direção do HUCFF e CNCO-RJ (Centro de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Rio de Janeiro), a capacidade da instituição em recursos disponíveis, para diagnosticar e avaliar possíveis doadores de órgãos e tecidos para transplantes;

• Definir junto com ao Diretor Médico do HUCFF e CNCDO-RJ, os indicadores de qualidade com base no número de prováveis e potenciais doadores de órgãos e tecidos, considerando suas características;

• Articular-se com os setores externo e internos, visando ao cumprimento das rotinas e protocolos estabelecidos;

• Identificar no HUCFF setores e profissionais envolvidos no diagnóstico de morte encefálica e manutenção do potencial doador, a fim de acompanhar e registrar todos os processos em curso, conforme protocolos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes;

• Elaborar rotinas internas que ofereçam aos familiares de pacientes falecidos no HUCFF, a possibilidade de doação de órgãos e tecidos;

• Promover programa de educação continuada para todos os profissionais do HUCFF visando à devida compreensão no processo de doação de órgãos e tecidos;

• Arquivar e guardar adequadamente documentos de indicadores qualitativos e quantitativos, apresentando-os mensalmente à CNCDO-RJ.

Perguntas frequentes

1. QUEM RECEBE OS ÓRGÃOS E/OU TECIDOS DOADOS? Quando é reconhecido um doador efetivo, a central de transplantes é comunicada, pois apenas ela tem acesso aos cadastros técnicos com informações de quem está na fila esperando um órgão. Além da ordem da lista, a escolha do receptor será definida pelos exames de compatibilidade entre o doador e o receptor. Por isso, nem sempre o primeiro da fila é o próximo a receber o órgão.

2. COMO POSSO ME TORNAR UM DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS? O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família sobre o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, aos familiares cabe a autorização ou não, pela doação de uma ou mais partes do corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante.

3. O QUE EU POSSO DOAR? O-que-posso-doar_CIHDOTT.pdf

4. POSSO DOAR MEUS ÓRGÃOS EM VIDA? Doar-orgaos-em-vida?_CIHDOTT.pdf