Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Workshop Arboviroses

Rio de Janeiro – O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da Faculdade de Medicina da UFRJ promoveu, no dia 11 de novembro, o workshop “Arbovírus no Rio de Janeiro: Uma Retrospectiva”. O evento teve caráter multidisciplinar e contou com a participação de especialistas focados em diagnóstico clínico e laboratorial, além de profissionais dedicados ao monitoramento epidemiológico e ao controle de vetores.

A abertura foi conduzida pelo Dr. Alberto Chebabo, infectologista, Gerente de Atenção à Saúde do HUCFF e pela Coordenadora do evento, Dra. Maria Angélica A. M. Guimarães, atual Coordenadora do PPGDIP da Faculdade de Medicina da UFRJ. O workshop se destacou como um espaço de intercâmbio de experiências e cooperação entre diferentes instituições de saúde: UFRJ, LACEN, FIOCRUZ e SECRETARIA DO ESTADO DO RJ. As discussões promoveram uma compreensão aprofundada sobre as estratégias de enfrentamento às arboviroses, destacando a necessidade de uma abordagem que integre assistência e pesquisa científica.

O evento representou um marco na disseminação do conhecimento sobre as práticas e pesquisas em andamento, tanto no campo assistencial quanto no acadêmico. Essa iniciativa contribuiu para o reconhecimento da necessidade de respostas mais eficazes aos atuais desafios relacionados às Arboviroses no Rio de Janeiro e em outras regiões do Brasil.

As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex, Anopheles e pelo inseto do gênero Orthobunyavirus. Eles se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas. Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengueZikachikungunyaoropouche e febre amarela. [Arboviroses — Ministério da Saúde]

Sobre a Ebserh
O CH-UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Colaborou: Maria Angélica Guimarães, professora PPGDIP, chefe do serviço de Patologia Clínica do HUCFF