31 de março de 2022 – Intervenção artística no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), o Hospital do Fundão, traz o encontro entre medicina, literatura e artes visuais
O ponto alto da ação “Paredes Poéticas” é a obra “Menino com pássaro”, de Cândido Portinari. A cópia autorizada pelo seu filho, João Cândido Portinari, chama a atenção de quem sobe as escadarias do Hospital.
Resultado da parceria do grupo Arte na Veia – projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFRJ e Estácio de Sá – com o projeto “Desenho: processos de criação e ensino” – do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC/UFRJ) – as paredes criadas transformam o lugar de passagem, as escadas, em um ponto de encontro e reflexão.
“Realmente é um trabalho maravilhoso que traz bem estar a todos que transitam pelo Hospital. A direção apoia e apoiará sempre iniciativas como esta“, afirma Marcos Freire, diretor-geral do HUCFF, sobre a intervenção artística, que tem sido muito elogiada por pacientes, acompanhantes e funcionários.
O que mais posso ver?
A intervenção explora a relação entre imagens e palavras – através dos escritos de Saramago e Conceição Evaristo e da pintura e poesia de Cândido Portinari – e desperta sentimentos e reflexões sobre o “ver”, o “enxergar” e o “olhar” que humanizam o cotidiano.
Em tempo
Não é a primeira vez que o Arte na Veia deixa sua marca no Hospital. Em 2019 o projeto fez, neste mesmo local, a intervenção artística temporária (RE)PARE, com frases de ‘Ensaio sobre a Cegueira’, de José Saramago.