Bandeirolas do budismo

Tsa-Tsas: cura da terra e fonte de paz

7 de abril de 2022 – No Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, Tsa-Tsas foram plantadas no jardim do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), aos pacientes e profissionais falecidos por Covid-19 na Unidade. A cerimônia faz parte do movimento do Centro Nyingma de Budismo Tibetano, que busca semear a cura energética da terra por meio da prática milenar budista.

A iniciativa foi promovida pelo dr Emilio Myra y Lopes, representante budista do PROEPER – Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões do Centro Ciências Sociais (CCS/UERJ), além de Mônica Claro, Flavia Mousinho e Norma Guimarães, do Centro Nyingma de Budismo Tibetano. Denise Pires, coordenadora da Comissão de Políticas Institucionais (CPI/HUCFF), responsável pela organização da cerimônia, representou a direção-geral do HUCFF.

As tsa-tsas são miniesculturas sagradas, em geral de argila, que guardam em seu interior milhares de preces empoderadas que trazem a paz, a harmonia para os seres humanos, para o planeta e para o cosmos. Elas são instrumentos de cura da terra e fonte de paz.

É nosso desejo que as bênçãos geradas alcancem os pacientes e profissionais de saúde falecidos na pandemia nos hospitais universitários“, afirmou dr Emilio, enquanto as Tsa-tsas eram plantadas.

Homenagens especiais

Segundo a visão budista da vida eterna, aqueles que se foram podem ainda receber nossas vibrações.⁣⁣

Diante disso, na ocasião, Olanir Jacinto da Costa representou a família dos pacientes falecidos por Covid no HUCFF, e plantou uma tsa-tsa especialmente para o seu esposo Otávio  Lourenço Luna. Além disso, dois renomados médicos –  professor Alfredo Guarischi e dr Ricardo Cruz – ambos falecidos por Covid, tiveram suas memórias resgatadas, durante as preces, através de belíssimas cartas escritas por seus colegas.

Antes de encerrar, uma última observação: vocês não sei, mas não sou de fazer amigos muito facilmente (…). Ricardo é um dos pouquíssimos amigos que conquistei depois dos 60 anos, o que faz a perda ser ainda mais dolorosa“, citou o professor Sergio Zaidhaf em carta ao dr Ricardo Cruz.

Dentre todas as suas obras, a mais delicada, amorosa, complexa e desafiadora foi deixar sua primogênita seguir seus passos e com ela caminharem juntos na qualdiade de pai e Mestre“, encerrava a carta escrita pelo dr Savino Gasparini Neto ao saudoso professor Alfredo Guarischi.

Símbolo de empoderamento

Além do plantio das Tsa-Tsas, o dr Emilio trouxe para o diretor-geral, Marcos Freire, uma miniatura da Estupa da Vitória, símbolo budista de manifestação pura da iluminação. Segundo o budismo, a sua habilidade de queimar as forças do caos e da negatividade pode trazer alívio para as enfermidades do corpo e da mente, aumentar a atenção plena e evitar desastres naturais.

A estupa promove harmonia e equilíbrio no mundo“, explicou o dr Emilio sobre o presente.

Saiba mais sobre movimento internacional de plantio das tsa-tsas.