Transplante renal duplo
Equipe do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realizou em 15 de novembro um feito notável. Dois transplantes renais no mesmo dia, de doador falecido. O fato não acontecia na instituição há mais de 15 anos.
Na véspera do fato, enquanto uma tempestade colocava a cidade do Rio de Janeiro em estágio de mobilização, no Hospital do Fundão a equipe do Serviço de Nefrologia recebia dois rins – de doador falecido – e acionava os receptores para a cirurgia que viria a ocorrer no dia seguinte. Um trabalho complexo e coordenado, realizado com sincronia e celeridade.
“Em toda a história de transplantes do nosso hospital – que já fez mais de mil – é a terceira vez que temos dois transplantes no mesmo dia”, destaca a Coordenadora e Responsável técnica do transplante renal do HUCFF, Dra Talita Mourão C. C. Loyola.
O HUCFF está habilitado para realizar transplantes combinados de coração, pulmão, rim e fígado. A habilitação para rim-pâncreas está em andamento. Por conseguinte o HUCFF será a única Unidade da rede do SUS a realizar todos os tipos de transplantes.
Estiveram envolvidos os seguintes profissionais:
- Dr Thiago Félix Froede, Maikon Gandra Monzato – Serviço de Urologia do HUCFF;
- Dra Luiza Máximo Cunha Pinto, Dr Rubens Thadeu Mangilli de Menezes, Dr Danilo Siqueira Trajano – Cirurgia Vascular do HUCFF;
- Dr Marcos André Rosa dos Santos, Drª Talita Mourão C. C. Loyola, Dr Renato Torres dos Santos – Serviço de Nefrologia do HUCFF