Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Psicologia do HUCFF ganha autonomia após criação do serviço

Anderson Nunes chefe do serviço

12/08/2021 – Outrora agregada ao Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica, a Psicologia do HUCFF era a única das profissões da área da saúde subordinada à Divisão Médica (DMD) e sem serviço próprio. O Serviço de Psicologia agora pertence à Divisão de Apoio Assistencial (DAA).
Através da Portaria nº 4295 de 25 de maio de 2021, a direção-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) aprovou a criação do Serviço de Psicologia, que traz como um dos propósitos estreitar a relação entre o Instituto de Psicologia e o HUCFF, ampliando os espaços de ensino e pesquisa de psicologia no maior hospital da UFRJ.

Sempre estivemos juntamente com os psiquiatras, lotados no mesmo serviço da Divisão Médica, inicialmente denominado “Serviço de Psicologia Médica e Saúde Mental” e posteriormente “Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica” mas, a expressão “psicologia médica”, presente desde sempre no nome do serviço, não contempla a representatividade da psicologia como categoria profissional, mas sim uma disciplina obrigatória da graduação de Medicina”  – Anderson Nunes Pinto, chefe do Serviço comentando a indefinição quanto à identidade e autonomia da psicologia no HUCFF.

A criação do Serviço de Psicologia contribui para uma melhor relação entre Psicologia e Psiquiatria, uma vez que promove uma verdadeira integração – e não uma fusão -, fruto de uma relação entre profissões que possuem afinidades no campo da saúde mental e cujo trabalho é indispensável para proporcionar atenção integral aos usuários do HUCFF.

psicloga-cludia-oliveira-correa-com-especializandas-na-geriatriaA equipe do Serviço de Psicologia é composta por 14 psicólogos do quadro funcional, 6 residentes multiprofissionais em saúde, 24 alunos do curso de especialização em Psicologia Hospitalar, três supervisoras externas integradas à equipe e um assistente administrativo em Educação. Estes profissionais são fundamentais para o andamento da assistência psicológica aos usuários típicos de um hospital de alta complexidade, cooperando com outros serviços para garantir o acesso à atenção integral em saúde. Além de ser um campo propício para a formação profissional e para a produção de conhecimento.  “Realizamos rotinas assistenciais em diversos serviços e programas do HUCFF, atendemos pacientes por meio de pedidos de parecer tanto na enfermaria quanto no ambulatório. Na área do ensino, coordenamos o Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da UFRJ e a área de Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF, bem como participamos frequentemente de outros cursos e eventos promovidos dentro do HUCFF”, destaca Anderson sobre a atuação da Psicologia no ambiente hospitalar.

A equipe do Serviço de Psicologia é composta por 14 psicólogos do quadro funcional, 6 residentes multiprofissionais em saúde, 20 alunos do curso de especialização em Psicologia Hospitalar, além de três supervisoras externas integradas à equipe. Estes profissionais são fundamentais para o andamento da assistência psicológica aos usuários típicos de um hospital de alta complexidade, cooperando com outros serviços para garantir o acesso à atenção integral em saúde. Além de ser um campo propício para a formação profissional e para a produção de conhecimento. “Realizamos rotinas assistenciais em diversos serviços e programas do HUCFF, atendemos pacientes por meio de pedidos de parecer tanto na enfermaria quanto no ambulatório. Na área do ensino, coordenamos o Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da UFRJ e a área de Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF, bem como participamos frequentemente de outros cursos e eventos promovidos dentro do HUCFF”, destaca Anderson sobre a atuação da Psicologia no ambiente hospitalar.O Serviço teve participação fundamental no enfrentamento da pandemia. No Grupo de Comunicação à Família, no Projeto das Visitas Virtuais, no acolhimento multiprofissional junto aos familiares de pacientes vítimas da COVID-19, no Centro de Apoio aos Trabalhadores e Estudantes da UFRJ e na assistência psicológica aos funcionários e pacientes do HUCFF.

“Esta presença da Psicologia no HUCFF fundamenta a criação de um serviço próprio a fim de que a categoria profissional possa desenvolver plenamente a sua missão universitária, cuja responsabilidade se estende aos usuários, alunos e profissionais da comunidade hospitalar”,  conclui Anderson.

Atualmente a secretaria do Serviço de Psicologia está situada no Centro Multiprofissional de Reabilitação, no 2º andar do HUCFF.

– E-mail do Serviço: secretariaservicodepsicologia@gmail.com

Página do serviço aqui no site  https://www.hucff.ufrj.br/servico-de-psicologia

Perfil no Instagram @servicodepsicologiahucffufrj