Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Posse do diretor

Cerimônia realizada na manhã do dia 14 de agosto no auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária, formalizou a posse do professor Marcos Alpoim Freire no cargo de diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Em seu discurso, o diretor se disse renovado para mais quatro anos de gestão.

“A equipe é boa. Eu não faço nada sozinho. Quem lembra desse hospital há cinco anos, vê bastante diferença hoje”, disse Marcos agradecendo o empenho de todos.

A 1ª gestão de Marcos Freire à frente do HUCFF ficou marcada pelas melhorias estruturais da Unidade. Principalmente durante a pandemia, período em que ambulatórios e enfermarias foram reestruturados sem comprometer a assistência aos pacientes. Para os próximos quatro anos, o diretor planeja continuar com sua forte atuação para ampliar a oferta de atendimento à população.

A secretária municipal de Saúde Fernanda Adães anunciou que foi pactuado para breve um aporte importante numa ação conjunta das esferas municipal e estadual junto ao Ministério da saúde no sentido de fortalecer o teto de gastos da unidade.

Disse ainda que a equipe do HUCFF sempre foi muito parceira da Secretaria de Saúde e que vê com bastante prosperidade este novo momento, sobretudo em função da nova gestão da reitoria e seu alinhamento com o governo federal.

Laura Gomes Barreto e Ana Maria de Souza, representando o Sintufrj falaram em defesa do cuidado com a saúde do trabalhador do HUCFF. Laura Gomes desejou que a gestão de Marcos Freire seja tão boa quanto a anterior. Ana Maria ressaltou ainda a valorização do profissional de enfermagem e fez um apelo à garantia do piso salarial da classe.

O Secretário estadual de saúde Luiz Antônio Teixeira (´Doutor Luizinho´) ressaltou a importância de se ter um insulano como diretor do hospital, e ainda destacou como uma herança positiva que o diretor do HU carrega consigo a memória de seu pai, Dr Evandro Freire – que nomeia o principal hospital da Ilha do Governador. Comentou ainda, o papel fundamental do HUCFF para o estado do RJ durante a pandemia do Covid-19 sob gestão do diretor Marcos Freire.

“Todos os deputados federais, todos, de todas as correntes e partidos sabem da importância do Hospital universitário e sabem da sua dedicação. Porque nós não colocamos recursos ou emendas em quem a gente não acredita.” – declarou o secretário

Leôncio Feitosa – diretor do Complexo Hospitalar (CH) da UFRJ – fez questão de relembrar o personagem que dá nome ao HU, Clementino Fraga Filho, como figura de grande magnitude e excelência em sua área de atuação como clínico, que conseguiu, em plena ditadura, reunir as condições necessárias para concluir a construção de um hospital grandioso como o HUCFF. E parabenizou o corpo social do HU por reconduzir Marcos freire à direção pela segunda vez, o que definiu como uma sábia decisão.

As filhas do diretor – Natália e Gabriela Freire – prestaram uma bela homenagem ao pai, com palavras que o emocionaram. Sua esposa, Simone Faria Freire também falou, em momento fora de protocolo, quebrando um pouco o formalismo da solenidade.

A vice-reitora Cássia Turci justificou a ausência do prof. Roberto Medronho – positivado com Covid-19 – e declarou: “(…) vi nas palavras do prof. Marcos Freire o amor que ele tem pelo HU e pela nossa Universidade e isso é muito importante”. A professora ainda comentou que o reitor havia confidenciado que estava animado com a cerimônia de posse, antes de ser diagnosticado com o vírus. 

Marcos Freire destacou entre as muitas melhorias conquistadas durante sua gestão, a renovação da parte elétrica do Hospital, que um ponto delicado por ser uma construção de muitas décadas atrás, e que agora conta com 4 subestações, placas de arco voltaico para aproveitamento de energia solar, brigada de incêndio – o que não havia antes – e o processo de compra de 4 novos elevadores, um projeto já em execução. Destacou ainda a boa relação diplomática com o poder público, tanto nas esferas municipal, estadual e federal.

Composição da mesa (esq. p/ dir.)
Leoncio Feitosa – diretor do Complexo Hospitalar (CH) da UFRJ
Maria Inês – Vice-decana do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ
Lina Zingali – Vice-decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Cássia Turci – Vice-reitora da UFRJ
Marcos Freire – diretor do HUCFF
Fernanda Adães – Subsecretária Geral da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro
Luiz Antônio Teixeira Junior – Secretário Estadual do Rio de Janeiro
Alexandre Oliveira Telles – Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (MS) no Estado do Rio de Janeiro.

Imagens: Marco Brandt e Daniel Quintanilha (Time CIne)