Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Dia da Urticária

05/10/2023 – O Dia Internacional da Urticária é uma data mundial, comemorada todo 1º de outubro, para conscientização da importância da urticária como uma doença que pode comprometer a qualidade de vida.
O Serviço de Imunologia do HUCFF promoveu na manhã do dia 04/10, uma campanha de mobilização, no ambulatório da imunologia do 2º andar, que visa ajudar as pessoas com urticária a entenderem a doença e se cuidarem melhor.

A urticária é uma doença de alta prevalência e que pode acometer pessoas em diferentes faixas etárias, do bebê ao idoso. O reconhecimento da doença é relativamente fácil, uma vez que as lesões são características, mas o convívio com a doença constitui um desafio, sobretudo nas formas de duração prolongada. Apresenta-se de formas clínicas variadas, algumas espontâneas e outras induzidas por diversos fatores. Tratar uma urticária não depende apenas de medicamentos. A participação do paciente e de seus familiares é fundamental para o cumprimento das recomendações necessárias e para um bom resultado terapêutico.

Este é um trecho do livro “Doutor eu tenho urticária”, voltado para o público leigo, com produção e organização da Dra. Solange Valle, chefe do Serviço de Imunologia, que atende pacientes com a doença desde 1989, quando foi inaugurado o ambulatório de urticária no HUCFF. O livro, publicado há cerca de 6 anos, se propõe a responder as 50 dúvidas mais frequentes sobre a doença, é um dos suportes disponíveis no atendimento e busca esclarecer o paciente de forma clara e abrangente, utilizando linguagem simples ao alcance do leigo.
A urticária crônica afeta cerca de 1% da população e, na maioria das vezes, tem duração de seis meses a cinco anos. Durante a crise, o paciente desenvolve lesões vermelhas e inchadas que coçam muito. Infecções, estímulos físicos (calor, sol, pressão, esforço físico, frio) e picada de insetos estão entre as causas da doença. Também há casos em que a motivação da urticária não é conhecida.