Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

10 anos da Enfermaria do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica

Prof Marco Brasil com Clementino Fraga

22/06/2023 – Há 10 anos, em 20/6/2013, foi inaugurada a enfermaria do Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Graças à dedicação, persistência e a liderança do professor Marco Antonio Brasil – que fora chefe do Serviço por muitos anos – os pacientes com transtornos mentais têm um espaço de atendimento integral, com qualidade e dignidade, onde é possível formar profissionais de saúde mental pautados pelos princípios da ética e da humildade.

Dr Leandro AntónioDurante o evento em homenagem à data, o atual chefe do Serviço, dr Antônio Leandro, falou da importância da integração da psiquiatria com outras especialidades médicas no ambiente hospitalar. Ressaltou o alto nível de preparo da equipe multidiscipllinar envolvida nos atendimentos do setor, capaz de atender uma gama bem ampla de transtornos, com resultados bastante positivos. Comentou também a disponibilidade de recursos técnicos que auxiliam nos diagnósticos como Ressonânia, Tomografia, Radiografia e Ultrassonografia. Foram paresentadas estatístias animadoras, como taxas de tempo médio de internação, permanência, reinternação – nesse quesito, uma taxa surpreendente, que supera os resultados de Ontario (Canada), sendo de 29,9% no HUCFF.

O professor Marco Antônio Brasil brindou o público presente com uma apresentação que iniciou com um panorama histórico enriquecedor, que remeteu aos primórdios da introdução do atendimento psiquiátrico em hospitais, tema de seu livro-referência “A Unidade Psiquiátrica em Hospital Geral”, de 1982.

Colaboração e fotos: Marco A. Brandt