Ouvidoria no HUCFF

Chefe: Márcio de Amorim Mantovaniimages fluxo
Telefone 3938-6005
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 ACESSO À INFORMAÇÃO

 

É um canal de comunicação imparcial, equilibrado, transparente e democrático entre uma instituição, que pode ser pública ou privada, e seus usuários, que podem se manifestar por meio de críticas, reclamações, sugestões, solicitações, elogios ou denúncias, com vistas à constante melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.
Nossa Ouvidoria foi criada em junho de 2000 por meio da Portaria Interna n° 104, subordina-se administrativamente à Direção Geral do HUCFF, integra o sistema de ouvidorias do Poder Executivo Federal e tem como objetivo o constante aprimoramento dos processos institucionais de trabalho para garantir à população a oferta de um atendimento de qualidade, digno, humanizado e pautado pela legalidade e pelos princípios da eficiência e transparência.
A Ouvidoria recebe, analisa e encaminha as manifestações às áreas competentes com observações e sugestões conforme o caso, acompanhando seus desdobramentos, cobrando soluções, avaliando as providências adotadas e mantendo os usuários informados durante o processo. Os atendimentos são realizados presencialmente, por telefone ou por e-mail. Como ferramenta de gestão, a Ouvidoria produz relatórios apontando os principais problemas e deficiências sinalizados pelos cidadãos

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.