Serviço de Gastroenterologia

Imagem 007 Início cópia
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, inaugurado junto com o Hospital Universitário foi totalmente reestruturado em 2005 com um planejamento que visa metas de gestão de saúde, conferindo qualidade e eficiência no atendimento a pacientes, no ensino e treinamento dos alunos de graduação e pós-graduação.
É o maior e mais especializado Serviço de gastroenterologia e endoscopia Digestiva do Município do Rio de Janeiro, realizando mais de 1000 exames por mês. O Serviço disponibiliza 120 vagas de exames de alta complexidade à regulação da Rede SUS e às diversas secretarias municipais de saúde.
A Gastroenterologia é uma especialidade clínica que se destaca pela significativa prevalência das doenças e também pela abrangência e multidisciplinaridade com as demais áreas médicas representando um atraente campo de ensino, pesquisa e assistência da medicina moderna. Na UFRJ os desafios de assimilar os recursos técnicos que tanto enriqueceram a especialidade, como por exemplo, a endoscopia digestiva, e de gerar e agregar os novos conhecimentos técnicos, vêm sendo alcançados com muita dedicação e trabalho dos professores, alunos, funcionários e pacientes que durante todos estes anos ajudaram a construir a nossa história e tradição.
Completamente integrada à missão do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e aos objetivos estatutários da faculdade de Medicina, a Gastroenterologia da UFRJ tem contribuído significativamente para a formação altamente qualificada de recursos humanos através dos cursos de graduação e de pós-graduação e para diminuir o sofrimento dos pacientes provendo atendimentos nos ambulatórios e enfermarias, realizando exames especializados e tornando-se centro de referência em doenças de difícil diagnóstico e tratamento do aparelho digestivo.
Professor Homero Fogaça
Chefe do Serviço de Gastroenterologia
 
Rua: Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255 Cidade Universitária - 4º andar
SME da Gastro Rio de Janeiro - RJ
Secretária: Lílian dos Santos, Carla da Costa e Diego Oliveira
Horário de Funcionamento: 7h às 19h, 2ª à 6ª
Endoscopia: (21) 3938-2440
Esôfago: (21) 3938-2441
Enfermagem: (21) 3938-2447

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.