Serviço de fisioterapia do HUCFF

O Serviço de Fisioterapia do HUCFF foi criado e regulamentado pela Portaria nº 175, em 10 de outubro de 2000, por exigência do Ministério da Educação (MEC) para aprovação do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Inicialmente era formado exclusivamente por docentes do Curso que supervisionavam o estágio obrigatório e teve sua consolidação como participante da equipe multidisciplinar do Hospital, com o ingresso dos primeiros técnicos administrativos concursados para atuar no HUCFF.
O Serviço de Fisioterapia do HUCFF reafirma a característica dos Hospitais Universitários que se constituem em um prolongamento das instituições de ensino em saúde, visto que além da assistência oferecida a comunidade, é um centro de formação de recursos humanos e de pesquisa. Nestes 19 anos de existência tem sido espaço de formação de centenas de fisioterapeutas, local de realização de pesquisas bem como de assistência de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Atualmente 9 docentes do Curso de Fisioterapia atuam no serviço de Fisioterapia supervisionando estágio curricular, desenvolvendo projetos de pesquisas, orientação de monitorias, iniciação científica, orientação de mestrandos, doutorandos e residentes multiprofissional.
Os profissionais técnico administrativos (31 fisioterapeutas) são preceptores de estágio curricular e de residentes multidisciplinares, e realizam atendimento 24 horas, de segunda a segunda nas 2 unidades de terapia intensiva (Geral e Cardíaca). O atendimento às enfermarias é realizado por plantão de 12 horas de segunda a sexta, sendo que a Emergência é atendida diariamente, no período da manhã. Além disso são mantidos 8 ambulatórios especializados (hanseníase, neuro-onco, traumato-onco, onco-mama, obesidade, saúde do trabalhador e traumato-ortopedia) com média de 1.500 atendimentos ambulatoriais/mês. O serviço de Fisioterapia também participa da equipe de cuidados paliativos, além de ser responsável pelo treinamento de 8 alunos de residência multiprofissional.

A secretaria do serviço está localizada no 2° andar do HUCFF e funciona de segunda à sexta-feira no horário de 8h às 17h. Telefone para contato 21. 39382224. Email para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Chefia do serviço: Sara Lucia Silveira e Menezes
Chefe substituto: Denise Bernardes
Chefe de Seção de Pacientes Internos: Fernando Silva Guimarães
Secretaria do Serviço: Ivania Ferreira

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.