Serviço de fisioterapia do HUCFF

O Serviço de Fisioterapia do HUCFF foi criado e regulamentado pela Portaria nº 175, em 10 de outubro de 2000, com o intuito de prestar atendimento fisioterapêutico especializado aos pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho em diversas áreas, tais como: fisioterapia traumato-ortopédica funcional, pneumo-funcional, neuro-funcional, reumatologia, entre outras. Além disso, no serviço os alunos de último ano de fisioterapia têm a oportunidade de realizar estágios necessários a sua formação acadêmica.

A secretaria do serviço está localizada no 2° andar do HUCFF e funciona de segunda à sexta-feira no horário de 8h às 17h, e nela podem ser marcadas avaliações fisioterapêuticas ambulatoriais nas diversas especialidades, além de receber pedidos de parecer fisioterapêutico para atendimento nas enfermarias do hospital.

O atendimento ambulatorial é também realizado no 2º andar do HUCFF, nos mesmos horários, sendo realizado por fisioterapeutas do HU, professores do curso de fisioterapia, e pelos alunos do último ano.

Chefia do serviço: Renata Santos Guimarães
Chefe substituto: Fernanda Rangel Ramos 
Chefe de Sessão de Pacientes Internos: Denise Bernardes
Secretaria do Serviço: Alessandra de Souza M. D. Vidinha

Equipamentos:

O serviço conta com equipamentos de última geração, importados ou nacionais, para garantir a qualidade da assistência e o aprendizado dos alunos.

 
 
 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.