Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Divisão de Apoio Assistencial - DAA

Divisão de Apoio Assistencial – DAA: 5º andar – Sala Maria das Graças Soares

Diretora da Divisão: Elen Regina de Oliveira

Secretárias de Gabinete:

Monique Vilares Dias – assistente em administração

Gabrielle Vieira da Silva – assistente em administração

Contatos da Divisão: 

Ramais: 2739 / 2741

Email: daa@hucff.ufrj.br

A Divisão de Apoio Assistencial, órgão de auxílio às atividades assistenciais desenvolvidas no Hospital Universitário, subordina-se diretamente à Direção Geral.

Compete à DAA:
I. Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades técnicas assistenciais dos Serviços;

II. Reunir e organizar dados que possibilitem o atendimento eficiente dos clientes do Hospital e a avaliação do padrão de assistência;

III. Assegurar a inter-relação dos Serviços da Divisão entre si e com os que integram as Divisões Médica, de Enfermagem, Saúde Comunitária e demais;

IV. Elaborar conjuntamente com os Serviços protocolos técnico-assistenciais, no sentido de integrar as ações realizadas pelo Hospital para melhor atender à rede de serviços do Sistema Único de Saúde;

V. Proporcionar às Unidades de Ensino da UFRJ as condições necessárias à execução dos programas de ensino em cursos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional;

VI. Desenvolver programas de treinamento e de educação continuada no âmbito de sua atuação, em acordo com a Coordenação das Atividades Educacionais.


4º andar

Chefe de Serviço:  Célia Castanho

Chefe Substituto:  Fabíola Guimarães Gamarra

Ramais: 2490/ 2403

Email: secretariadefarmacia@hucff.ufrj.br

2º andar

Chefia do serviço: Dr Diego de Faria Magalhães Torres

Chefe Substituta: Fernanda Rangel

Página do serviço – https://www.hucff.ufrj.br/fisioterapia/

3º andar

Chefe de Serviço: Maria Isabel Kós

Chefe Substituta: Márcia Cavadas

Ramal: 2190

Página do serviço – https://www.hucff.ufrj.br/fonoaudiologia/

1º andar

Chefe de Serviço:  Jane de Souza Fontenelle

Chefe Substituta: Maria Cecília Isaurralde

Ramais: 2250 / 2230 / 2430 / 2352

5º andar

Chefe de Serviço: Márcia Maforte Braga

Chefe Substituta: Tatiana Perreira de Paula

Ramais: 2525/ 2394

Página do serviço – https://www.hucff.ufrj.br/nutricao-e-dietetica/

5º andar

Chefe de Serviço: Taiane Oliveira

Chefe Substituta: Camila Oliveira

Ramais: 2531/ 2567

Afinal, o que faz o assistente social?

O (a) Assistente Social é um profissional que atua no processo de criação, desenvolvimento e avaliação de políticas, programas e projetos sociais nas mais diversas áreas, como saúde, educação, habitação, entre outras. Trabalham diretamente com a população e no enfrentamento de situações marcadas pelas desigualdades sociais, pela pobreza, pela injustiça social, pela violência, pelas discriminações e preconceitos. Esse profissional realiza ações socioeducativas com indivíduos e grupos, relatórios e estudos socioeconômicos, visitas domiciliares, análises institucionais, bem como, atendimentos individuais e familiares, entre outros. No HUCFF trabalhamos na identificação e avaliação das determinações sociais (acesso à alimentação, trabalho e renda, moradia, medicamentos, transporte, rede de suporte, dentre outros) que impactam no processo de saúde e doença dos usuários e seus familiares, através de entrevistas sociais, acompanhamentos e monitoramento. A partir disso, orientamos o público alvo sobre seus direitos sociais e formas para acessá-los através das mais diversas políticas sociais. Além disso, realizamos articulação intersetorial com órgãos das políticas sociais públicas visando a garantia de acesso da população usuária e acompanhamento social de cada usuário a partir das demandas apresentadas.

FLUXOGRAMA DO SERVIÇO SOCIAL

CHEFIA GERAL:

1. Atribuições: Assessoria técnica em matéria de Serviço Social a equipe de Assistentes Sociais e multiprofissional do HUCFF no que diz respeito ao atendimento direto à população usuária; Realização de reuniões periódicas com a equipe; Reuniões com chefias, divisões, comissões e programas institucionais e extra muros; Mapeamento dos setores/unidades, com vistas a sistematização da prática desenvolvida; Acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pela equipe.

2. Localização: 5B 10. Ramal: 2531

3. Responsável: Taiane Batista de Oliveira.

CHEFIA SUBSTITUTA E DE PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO PERMANENTE:

1. Atribuições: Planejamento e implementação das ações de ensino, a nível de estágio, pós graduação e qualificação da equipe, pesquisa e extensão; Parceria com a Escola de Serviço Social-ESS/UFRJ em atividade de Estágio, Extensão e Assessoria; Acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pelos residentes e estagiários.

2. Localização: 5B 10. Ramal: 2531

3. Responsável: Camila Oliveira Carvalho.

SEÇÃO DE PACIENTES INTERNOS:

1. Atribuições: Elaboração, planejamento e organização das escalas e atuação do Serviço Social nos setores de internação (5D, 6F, 7A, 8C, 8D, 8F, 9C, 10A , 10B e 13 UTI) do HUCFF; Coordenação da atualização de recursos, rotinas e procedimentos padrões de intervenção do Serviço Social e multiprofissionais; Realização de reuniões periódicas com a equipe; Mapeamento dos setores/unidades, com vistas a sistematização da prática desenvolvida; Acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pela equipe de unidade de internação.

2. Localização: 5B 10. Ramal: 2531

3. Responsável: Rodrigo Gomes Martins.

SEÇÃO DE PACIENTES EXTERNOS:

1. Atribuições: Elaboração, planejamento e organização das escalas e atuação do Serviço Social nos setores de ambulatório, Serviço de Intercorrências Clínicas e Cirúrgicas e programas; Coordenação da atualização de recursos, rotinas e procedimentos padrões de intervenção do Serviço Social e multiprofissionais; Realização de reuniões periódicas com a equipe; Mapeamento dos setores/unidades, com vistas a sistematização da prática desenvolvida; Acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pela equipe de unidade de internação.

2. Localização: 5B 10. Ramal: 2531

3. Responsável: Soraia da Silva Rondão do Nascimento.

AMBULATÓRIO GERAL:

Os agendamentos efetuados pelo setor de marcação de consulta são organizados diariamente na agenda ambulatorial da seguinte forma, atualmente:

a) Realização de Avaliações Sociais (Consultas): 02(dois) atendimentos (1 de manhã e 1 de tarde);

b) Responder Pareceres*: 02 (dois) pareceres (1 de manhã e 1 a tarde);

c) Acompanhamento social (Retorno): 04 (quatro) acompanhamentos pela equipe, sinalizados anteriormente pela própria equipe na agenda ambulatorial e setorial, ou agendamento a partir de demandas espontâneas.

O horário de funcionamento do ambulatório é das 7 às 17h de segunda à sexta-feira na sala 103 do ambulatório. Ramal: 2806.

Profissionais: Roberto da Silva Cunha, Cíntia da Silva Cunha, Elis Cardoso Lago e Natalina Ribeiro Brito.

(*) – Os pedidos de pareceres multiprofissionais se fazem necessários quando outros profissionais da equipe de saúde identificam qualquer necessidade de atendimento do Serviço Social. Os mesmos devem obedecer a Rotina relativa a solicitação e resposta de parecer técnico ambulatorial (POP Nº A002/2019) – Ver POP no pronthu, núcleo de segurança do paciente, normas e rotinas institucionais.

SICC

Durante dias úteis o Serviço Social realiza atendimentos exclusivos a usuários e seus familiares atendidos no SICC. Aos finais de semana e feriados, o profissional do SICC atende toa a demanda de atendimento social do HUCFF.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira: 07 às 17h e aos finais de semana e feriados de 07 às 19h na sala de atendimento localizada na entrada do SICC. Ramal 2253.

Profissionais:

Segunda à sexta-feira: Alessandra do Nascimento Frazão e Janete Duarte Bastos;

Finais de semana e feriados escala realizada entre: Alessandra do Nascimento Frazão,Janete Duarte Bastos, Roberto Santos da Cunha, Rodrigo Gomes Martins Andrade e Taiane Batista de Oliveira.

Programa da Radioterapia:

Atendimentos com agendamento a serem realizados nas segundas e quartas-feiras de 07h às 17h. Sala de atendimento localizada no setor de radioterapia. Ramal: 2133.
Profissional: Natalina Ribeiro Brito.

Programa de Cirurgia Bariátrica:

Atendimentos com agendamento a serem realizados nas quartas-feiras de 07h às 17h na sala de atendimento no Espaço Multiprofissional.
Profissional:Evilim Jashar.

Programa de Geriatria:

Atendimentos com agendamento a serem realizados nas terça e quintas-feiras de 07h às 17h, sala de atendimento 105 no ambulatório .
Profissionais: Andréia de Albuquerque Trindade e Roberto Santos da Cunha.
Núcleo de atenção ao alunado: Atendimentos com agendamento.
Profissional: Camila Oliveira Carvalho.

Núcleo de prevenção de quedas:

Reuniões, acompanhamento de casos e atendimentos realizados todas as quintas-feiras pela manhã.
Profissional: Claúdia Gregório de Britto.

Comitê de ética e pesquisas:

Reuniões e pareceres realizados às quintas-feiras pela manhã.Sala do CEP no 7 andar.
Profissional: Sandra Correa.

Programa de Hemodiálise:

Atendimento à demanda espontânea durante a hemodiálise na sl de atendimento do 7B. Ramal: 2321.
Profissionais: Andréia de Albuquerque Trindade e Evilim Jashar.

Clínica da dor e cuidados Paliativos:

Atendimentos agendados de acordo com solicitação de parecer multiprofissional.
Profissional: Jennifer Christie do Nascimento G. Pinto.

Programas de transplantes:

Atendimentos agendados e busca ativa nas segundas, terças e quintas-feiras de 07 às 17h.
Profissional: Camila Andrade Cardoso.

Postos de internação:

5D e 6F – Sala de atendimento no 5B, de segunda às sextas de 07h às 17h. Ramal: 2654.
Profissionais: Claúdia Gregório de Britto e Paula Freire Novaes.

7A- Sala de atendimento no 7B, de segunda às sextas de 07h às 17h. Ramal: 2327.
Profissionais: Andréia de Albuquerque Trindade e Evilim Jashar

8c/8De 8F- Sala de atendimento no 8E, de segunda às sextas de 07h às 17h. Ramal: 2317.
Profissionais: Jennifer Christie do Nascimento G. Pinto, Sandra Correa e Vânia Dias de Oliveira.

9C- Sala de atendimento no 9C, de segunda às sextas de 07h às 17h. Ramal: 2483.
Profissionais: Elza Maria Cristina L. de Carvalho e Lais Godinho Busquet

10A/10B- Sala de atendimento no 10C, de segunda às sextas de 07h às 17h. Ramal: 2528
Profissionais: Célia Regina de Jesus, Graziani Araújo de Lima da Nóbrega e Viviane Cristina Barbosa.

13 UTI-Sala de atendimento no 13 E, de segunda às sextas de 13h às 17h.
Profissionais: Célia Regina de Jesus, Graziani Araújo de Lima da Nóbrega e Viviane Cristina Barbosa.
SECRETARIA DO SERVIÇO: funciona de segunda à sexta-feira de 07 às 17h. Ramal: 2567.   Profissionais: Izabel Ribeiro Cavalcante e Jane de Souza Fontenelle Mapheu

2° andar

Chefia do serviço: Anderson Nunes Pinto

Chefe Substituta: Raquel Alcides dos Santos

Ramal: 2601

E-mail: secretariadepsicologia@hucff.ufrj.br

Página do serviço – https://www.hucff.ufrj.br/psicologia/

5° andar

Chefe do Serviço: Janaína Nascimento

Chefe Substituta: Thainá Melo

Ramal 2660

Página do serviço – https://www.hucff.ufrj.br/terapia-ocupacional/

2° andar

Coordenadora: Sara Lúcia Silveira de Menezes

Coordenadora Substituta: Ivânia Ferreira

Ramal: 2213