Programas de Iniciação Tecnológica e Científica da Ebserh no CH-UFRJ: resultado divulgado
Alunos receberão bolsas para incentivar a pesquisa e a busca por soluções a desafios da Saúde
Rio de Janeiro (RJ) – O Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou o resultado das 45 bolsas para alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado final está disponível desde 27 de agosto e pode ser acessado nestes links: PIT/CH-UFRJ 2024 e PIC/CH-UFRJ 2024. A previsão de início dos projetos é em setembro.
Neste ano, os programas estão ofertando 677 bolsas para alunos de todas as universidades federais que têm hospitais administrados pela Ebserh. O objetivo é fortalecer a metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano das unidades hospitalares. No Complexo Hospitalar Clementino Fraga Filho da UFRJ, foram disponibilizadas 45 bolsas para alunos da graduação de diferentes áreas.
Além de incentivar a trajetória dos alunos como pesquisadores, essas iniciativas buscam melhorias em diferentes aspectos da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais. Desde os primeiros cuidados até a alta e o acompanhamento pós-internação, as ações visam proporcionar maior conforto e eficiência na assistência.
Segundo Marcelo Land, superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação, “quanto mais estudantes envolvidos nas pesquisas, maior será o conhecimento teórico e prático adquirido, resultando em melhorias nos processos de atendimento e beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes”.
Soluções efetivas
A iniciativa da Ebserh contempla estudantes em todos os seus hospitais universitários e já contribuiu para a melhoria nos serviços de saúde em todas as regiões do país. Um exemplo vem do Hospital de Clínicas do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Um dos projetos de iniciação científica adaptou dispositivos para auxiliar na reabilitação e mobilidade de crianças. No Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), outro projeto desenvolveu um aplicativo que avalia o grau de dor em pacientes pediátricos, gerando mais conforto para eles e familiares e colaborando com a inovação na área da saúde.
Aléssio Almada, docente da área de negócios da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e coordenador de Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INNOVATIO/Furg), ressaltou a relevância dessas iniciativas. Para ele, “É extremamente importante desenvolver esses projetos em conjunto com estudantes, colegas professores e técnicos, pois a inovação acontece quando diferentes áreas do conhecimento se unem para resolver problemas reais da área da saúde”.
PIT/Ebserh
O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) é realizado conjuntamente entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem por objetivo atender alunos dos cursos de graduação de qualquer área. Os projetos são relacionados à área de saúde a serem desenvolvidos nos hospitais universitários, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional, seu envolvimento em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento e processos próprios do saber científico e tecnológico, além das suas potencialidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O programa visa projetos que sejam orientados para a resolução de problemas de interesse social, ao depósito de patentes, registro de softwares e demais tecnologias aplicadas à saúde. Em 2024, o 2º Ciclo do PIT/Ebserh concederá 246 bolsas de Iniciação Tecnológica, sendo 123 bolsas destinadas ao sistema de cotas como política de ação afirmativa, distribuídas igualitariamente entre os hospitais da Rede Ebserh.
Para mais informações sobre os processos do PIT no CH-UFRJ, clique aqui.
Sobre a Ebserh
O CH-UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh
Tags: #pic #ebserh, #pit ebserh, #iniciação científica, #pesquisa, inovação, #saúde, #cnpq, #ch-ufrj