Serviço de Farmácia

O Serviço de Farmácia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, subordinado à Divisão de Apoio Assistencial, conta com 21 farmacêuticos, 21 funcionários de nível técnico e 16 funcionários de apoio. funcionários para as atividades de assistência farmacêutica, ensino e pesquisa. A Farmácia Central, responsável pela distribuição de medicamentos aos pacientes internados por dose mista está localizada no 4o. andar, numa área de aproximadamente 860 metros quadrados.

O Serviço está organizado nas Seções de Abastecimento Farmacêutico, Guarda e distribuição de medicamentos, Farmacotécnica e Farmácia Ambulatorial (localizada no primeiro andar do Hospital). Desenvolve ainda atividades de Farmacovigilância junto a Gerência de Risco e implementou recentemente a Coordenação de Ensino e Educação Continuada (CEEC).

Em 2007, foi estabelecida a Cooperação Científica e Acadêmica entre o HUCFF (via Serviço de Farmácia) e a Faculdade de Farmácia (Programa de Farmácia Social) visando o desenvolvimento de atividades de mútuo interesse.

SEÇÕES, ATIVIDADES E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Seção/Setor/Coordenação

Atividades

Horário

Central de Abastecimento Farmacêutico
3938-2459 / 3938-2437

Gerenciamento de Estoque.
Distribuição de Medicamento por cotas.

Segunda à sexta 8:00 – 16:00 hs.

Distribuição e Guarda de Medicamentos (“DISP”)
3938-2416

Distribuição de Medicamento por Dose Individualizada por prescrição informatizada

24 horas

Farmacotécnica
3938-2409

Manipulação de Quimioterapia Antineoplásica e distribuição por dose unitária.Fracionamento de sólidos orais.
Preparação de Soluções de uso hospitalar.

Segunda à sexta – 7:00 às 17 hs.

Farmácia Ambulatorial
3938-2385

Atendimento a pacientes ambulatoriais.

Segunda à sexta – 9:00 às 17:00 hs.

Farmacovigilância
3938-2234

Notificação de Desvio de Qualidade, Reações Adversas a Medicamentos e Erros de Medicamentos.

Segunda à sexta – 13:00 às 18:00 hs.

Ensino e Educação Continuada 3938-2234

Coordenação do estágio curricular, cursos e residência.

Segunda à quarta – 8:00 às 17:00 hs.

Participação em Comissões Hospitalares: As Comissões Hospitalares na quais um farmacêutico do Serviço de Farmácia participa como membro são: Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Direitos dos Pacientes, Comissão de Gerenciamento de Resíduos, Comissão de Avaliação de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Comissão de Métodos da Integridade da Pele.

Lista de Medicamentos Padronizados
Distribuição da dose coletiva aos Postos
Formulários

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.