Dermatologia

A dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele, o maior órgão do corpo humano. Dermatologistas são médicos especializados em pele e recebem treinamento intensivo para ajudar a proteger a pele sã e a tratar problemas da pele. Faz parte do estudo desta especialidade, além das doenças da pele, as da boca, unhas, cabelos, região genital externa e anal.
Dermatologistas são também cirurgiões de pele e, freqüentemente, realizam cirurgias para prevenir ou curar doença cutânea, fornecendo controle antecipado do problema ou melhorando a aparência da sua pele. Através da Dermatologia é possível também melhorar a aparência da pele danificada pela idade, luz do sol ou doença, através de procedimentos cosméticos. Há muitos tratamentos cirúrgicos e médicos que são eficazes para problemas da pele, cabelo, unhas e genitália externa.

Atendimentos realizado no HUCFF
1. Dermatologia geral;
2. Cirurgia dermatológica;
3. Cosmética dermatológica (para casos de efetiva necessidade);
4. Dermatologia e imunodepressão;
5. Dermatologia Genital;
6. Dermatologia Oral;
7. Dermatologia Pediátrica;
8. Dermatoscopia;
9. Fotodermatologia;
10. Hanseníase.

O que é preciso para ser atendido
Comparecer para consulta no Posto de Saúde mais próximo da residência do paciente. O médico deste posto, se houver necessidade, fará o encaminhamento e a consulta na Dermatologia do HUCFF será marcada diretamente pelo posto.

Sessões Clínicas
4ª feiras, à exceção da última 4ª feira do mês
8h Sessão da Enfermaria
10h Sessão Clinico-Patológica do Ambulatório

Residência
1.Residência Médica em Dermatologia
2.Curso de Especialização em Dermatologia
Total dos dois cursos: 10 vagas /ano
3. Mestrado e Doutorado pelos Programas de Pós-Graduação em Clínica Médica e em Patologia

Outros
Estágio em algumas subespecialidades da Dermatologia, conforme a disponibilidade.

Dermatologia teste

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.