Divisão de Saúde da Comunidade

Serviço de Ambulatório

O Serviço de Ambulatório é a principal porta de entrada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Está subordinado à Divisão de Saúde da Comunidade e funciona no 1º e no 2º andar do hospital, de segunda a sexta, das 7h às 17h. É composto de 123 salas (consultórios, salas de pequenas cirurgias, auditório e áreas administrativas). São realizados, em média, 840 turnos semanais de atendimento, distribuídos entre 34 especialidades médicas, além de consultas em Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Psicologia.

O HUCFF presta assistência terciária, a qual representa o atendimento e o acompanhamento de patologias de alta complexidade e tem, entre suas funções institucionais, a assistência à população, ensino qualificado e pesquisa científica.

Atualmente, são prestadas consultas via Sisreg aos pacientes provenientes da Atenção Primária de Saúde (Postos de Saúde e Clínicas da Família). Esses pacientes são agendados via Sisreg, e atendidos nos ambulatórios das clínicas que oferecem as vagas, e consequentemente, são absorvidos ou devolvidos para a Assistência Primária de Saúde.

No ambulatório, onde trabalham professores, médicos e outros profissionais da área de saúde, residentes e alunos da graduação e da pós-graduação das mais diversas áreas de saúde, essas atividades realizam-se plenamente, com o treinamento em serviço e o desenvolvimento de inúmeros trabalhos científicos, além do atendimento de qualidade à população.

Central de Triagem

A Central de Triagem funciona na portaria do Ambulatório do HUCFF, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Todas as vagas de primeira vez no Ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho são agendadas pela Central de Regulação do Rio de Janeiro, através do Sistema SISREG III, com base nos critérios determinados por cada especialidade. Desta forma, não atendemos a pedidos de demanda espontânea.

Rotina da Central de Triagem:

- Acolhimento aos pacientes agendados Via Sisreg para as consultas médicas;
- Abertura de Registros e Prontuários;
- Emissão de documento de Laudo de Medicação Especial (LME);
- Balcão de Informações e Orientações.

Central de marcação de consultas e exames

A Central de Marcação de Consultas e Exames funciona no 1º andar do HUCFF, das 8h às 17h.
Atividades desenvolvidas:

• Marcação dos pedidos de parecer interno, agendamentos de consulta médicas, exames e procedimentos provenientes dos diversos ambulatórios médicos para pacientes matriculados e em acompanhamento ativo no HUCFF. Com exceção dos exames de RX convencional, hemodinâmica, tomografia computadorizada, patologia clínica, medicina física, fisioterapia e medicina nuclear que são marcados nos próprios setores onde se realizam os exames.

Atendimento no ambulatório

Consultas de enfermagem, nutrição, serviço social, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Consultas Médicas nas seguintes especialidades:

Anestesiologia
Cardiologia
Cirurgia Cardíaca
Cirurgia Dermatológica
Cirurgia Geral
Cirurgia Torácica
Cirurgia Plástica
Cirurgia Vascular
Clínica Médica
Clínica da Dor e Cuidados Paliativos
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Ginecologia
Hematologia
Imunologia
Infectologia
Nefrologia
Neurocirurgia
Neurologia
Nutrologia
Oftalmologia
Oncologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pneumologia
Proctologia
Psicologia-Médica
Reumatologia
Toxicologia-Clínica
Urologia

Programas especiais

Algumas especialidades médicas desenvolvem ambulatórios com programas especiais de saúde, destinados aos pacientes com quadros mais graves, de difícil tratamento em outros locais da rede pública de saúde. Entre eles, citamos:

  •  AIDS.
  •  Hipertensão arterial.
  •  Doenças Inflamatórias Intestinais.
  •  Arritmia.
  •  Epilepsia.
  •  Transplante Renal.
  •  Transplante de Pâncreas.
  •  Transplante de Fígado.
  •  Saúde Comunitária.
  •  Saúde Auditiva.
  •  Diabetes.
  •  Colagenose.
  •  Geriatria.
  •  Hanseníase.
  •  Tratamento do Tabagismo.
  •  Urticária Crônica
  •  Angioedema hereditária
  •  Dermatite Atópica

 

Serviço de Admissão e Alta

- Informar sobre a ocupação dos leitos do HUCFF;
- manter um sistema de controle da distribuição de leitos, tendo em vista sua máxima utilização;
- programar a admissão dos pacientes nos serviços clínicos adequados;
- manter informados os outros serviços do Hospital sobre as rotinas de admissão;
- preparar o paciente para a hospitalização;
- executar e controlar as admissões e as altas dos pacientes, com base nas determinações médicas;
- agendamentos de internações eletivas e do SISREG.

 

Equipe

Diretor da Divisão de Saúde da Comunidade: Renato Torres Gonçalves 

Chefia do Serviço de Ambulatório e da Central de Triagem e Marcação de Consultas: Angela Brito Grangeiro da Silva

Chefia de Admissão e Alta: Ester Regina Moura Pereira

leandro - ambulatório 3

ambulatório teste

ambulatório teste 2

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.