Seção de Planejamento e Educação Continuada

Seção responsável pela coordenação de atividades de ensino voltadas para os alunos de graduação e pós-graduação (residência multiprofissional) e ações de qualificação e capacitação da equipe de assistentes sociais. Outras atividades:

  • Coordenar estágios de Graduação (em média 21 estagiários) e Pós-Graduação (6 residentes);
  • Promover a articulação entre o Serviço Social e as Unidades de Ensino;
  • Substituir a chefia do Serviço em seus impedimentos;
  • Participar na execução das atividades didáticas das Unidades de Ensino, que utilizam o HUCFF como campo de treinamento profissional;
  • Fomentar a elaboração de projetos e programas sociais nas diversas Unidades operacionais do Serviço;
  • Implementar a participação do Serviço Social nos diversos programas institucionais;
  • Elaborar e coordenar ações de atualização e/ou capacitação do Serviço Social, bem como as atividades acadêmicas;
  • Estimular a produção científica, viabilizando a publicação da mesma.

RESIDÊNCIA

O código de ética profissional dos assistentes sociais (1993), dentre os seus princípios, menciona a importância do incentivo às práticas interdisciplinares, o que dialoga com os objetivos do programa de residência multiprofissional. A rotina de trabalho dos residentes compreende a articulação de duas escalas de atividades: uma agenda de atividades no serviço e uma agenda de atividades práticas e teóricas numa abordagem multidisciplinar.

Na prática profissional do Serviço Social no âmbito da residência multiprofissional, inicia-se a passagem dos residentes do primeiro ano em conjunto com a turma de residentes de outras categorias profissionais pelas enfermarias da Clínica Médica, ambulatórios, no serviço de emergência e programas por onde o Serviço Social desenvolve atividades assistenciais. No segundo ano, os residentes permanecem atuando no serviço de emergência e também são direcionados para atuarem nas equipes interdisciplinares das demais unidades de internação do hospital, assim como no ambulatório geral de Serviço Social e no programa de Geriatria.

Tutoria de campo: Andreia de Albuquerque Trindade, assistente social, preceptora e coordenadora de área do Serviço Social do Programa de Residência Integrada em Saúde do HUCFF/UFRJ.

Tutoria acadêmica: Escola de Serviço Social/UFRJ

Preceptores: equipe de 23 assistentes sociais

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.