Serviço Social

Servico SocialO Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas expressões da "questão social". Está inserido em diversas áreas das políticas públicas, especialmente, nas áreas da saúde, assistência social, previdência social, educação, habitação e justiça, com o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar a construção de políticas, programas, projetos e serviços sociais.

No Brasil, o maior campo de atuação profissional do assistente social é a política de saúde. Nas unidades de saúde este profissional atua na identificação das condições de vida e trabalho dos usuários, assim como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença, e, a partir daí, orienta indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de acionar recursos internos e externos à unidade de saúde para o referenciamento dos usuários, possibilitando o exercício da cidadania e o acesso aos direitos sociais. Nesse sentido, realiza-se um processo reflexivo pautado na socialização de informações e na promoção da educação em saúde. Nos atendimentos também são realizados estudos socioeconômicos e pareceres com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto aos órgãos da administração pública.

No HUCFF, este Serviço estrutura suas rotinas considerando a análise das demandas dos pacientes, seus familiares e da instituição. O Serviço Social está presente nas especialidades clínicas e cirúrgicas divididas pelos andares da unidade (5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º) e ainda atua nos programas, nas comissões, no serviço de ambulatório, radioterapia e CTI, além do Serviço de Emergência. Este último é responsável pelo atendimento aos pacientes das unidades de internação, de segunda à sexta-feira, das 17:00 às 19:00 horas, e nos finais de semana e feriados, no horário das 07:00 às 19:00 horas; além de realizar atendimento de Serviço Social a usuários (paciente/família) que acessam o Serviço. Cabe dizer que, no momento, o Serviço de Emergência, também denominado Serviço de Intercorrências Clínicas e Cirúrgicas se encontra fechado.

A secretaria e a sala da chefia do Serviço Social estão localizadas no 5º andar. Telefone de contato: 3938-2567.Serviço Social.

GESTÃO 2013 - 2017

Chefe de Serviço: 

Candida Maria de Souza - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Chefe de Seção de Planejamento e Educação Continuada:

Viviane Cristina Barbosa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Chefe de Seção de Pacientes Externos:

Vanessa Barreto Corrêa Passos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Chefe de Seção de Pacientes Internos:

Andreia de Albuquerque Trindade - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Secretárias:

Elizabeth Pinheiro e Eliane França de Azevedo

X Jornada Serviço Social 27

 ORGANOGRAMA

organograma s social

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.