Cursos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Coordenadores: Anderson Nunes Pinto e
Raquel Alcides dos Santos

    O Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visa atender às crescentes demandas de formação de recursos humanos na área hospitalar. Trata-se de um curso de natureza técnico-profissional e teórico-prático de modalidade presencial, na área da Psicologia Hospitalar, tendo os psicólogos como público-alvo. O HUCFF possui corpo clínico na área de saúde mental com larga experiência assistencial e tradição no ensino da prática em saúde mental no âmbito hospitalar,oferecendo estágio de psicologia e atividades de ensino em nível de extensão há 30 anos.

    O Curso tem como objetivos: 1) apresentar o hospital geral como campo de atuação do psicólogo; 2) capacitar o profissional para responder de modo eficaz as demandas de saúde mental nas diferentes situações vividas na dinâmica do hospital geral, seja na enfermaria, no ambulatório, nas unidades intensivas, nos programas especiais, além das emergências; 3) desenvolver competências para o trabalho interdisciplinar em equipe multiprofissional.

    O oferecimento deste curso justifica-se pelo surgimento de novas tecnologias médicas que traz questões à espera de respostas adequadas para a boa prática assistencial. Também se justifica pela mudança de paradigma sanitário, que ao incluir de modo destacado as variáveis psicossociais,determina a necessidade de investimento educacional no sentido de melhor capacitar os profissionais para a atuação interdisciplinar e multiprofissional. Além disso, justifica-se pela escassez de cursos de psicologia hospitalar no estado do Rio de Janeiro. Finalmente, a proposta do referido curso corresponde ao compromisso histórico da UFRJ com a formação de recursos humanos na área da saúde.

    O período para realização das inscrições vai de 15/12/2021a 19/02/2022, o Edital pode ser conferido aqui: 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.