Residência médica

O programa de Residência Médica em Neurocirurgia do HUCFF está credenciado e em conformidade com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e com o Ministério da Educação. Atualmente consiste em 5 anos de treinamento, com 01 vaga/ano, de admissão direta através do Concurso de Residência Médica do HUCFF/UFRJ, sendo o primeiro ano com rotação compartilhada junto ao Serviço de Neurologia do HUCFF.
O objetivo principal é formar residentes aptos a desempenhar a especialidade de forma ética, segura, e eficiente.
Os residentes desde o início do programa são expostos a atividades assistenciais, como: atividades ambulatoriais, plantões, visitas hospitalares, pareceres e atividades cirúrgicas; de complexidade e responsabilidade progressivas. Associada às atividades assistenciais, há exposição contínua a atividades educacionais, como: sessões clínicas semanais (Geral, Neuropatologia, Neurologia, Anatomia e Neurovascular), clube de revista e laboratório de microcirurgia. Os residentes ainda são convidados e encorajados a participar como co-autores e autores de atividades de pesquisa desenvolvidos pelo Serviço de Neurocirurgia.
Em construção
Para a avaliação do desempenho, há contínua percepção e relatos por parte dos staffs, além de avaliação semestral oral e escrita pelo coordenador do Programa, assim como avaliação anual pela SBN.Temos orgulho em termos entre os nossos residentes recentes figurarem entre aqueles com melhor desempenho nas avaliações da SBN para a obtenção do Título de Especialista.
Em construção

-Programa para residência
-Objetivo
-Metodologia
-Conteúdo programático de residência medica
-Avaliação
-Programa Teórico do plano vigente

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.