Institucional

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF / UFRJ), é hoje referência no tratamento de diversas patologias de alta complexidade.
O serviço de Neurocirurgia possui como principais funções: prestar assistência de máxima qualidade, se ocupar de tratamento de doenças do sistema nervoso, central e periférico, assim como tumores, doenças vasculares, doenças degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui - medulares passíveis de abordagem cirúrgica.
As cirurgias eletivas são realizadas com estrutura e equipamentos complementares como : microscópio, aspirador ultrasônico, craniótomo pneumático, equipamentos de vídeo e multimídia, endoscopio, intensificador de imagem e raio x.
O serviço de neurocirurgia tem como objetivos fundamentais:

1 - Prestar assistência médica de qualidade a população.

2 - Pesquisa , ensino e publicações.

3 - Realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

4 - Absorver, fomentar e utilizar novas tecnologias.

5 - Manter-se em constante atualização e em conexão com os avanços e necessidades da Sociedade, de forma a estar sempre na vanguarda em seus propósitos.

6 - Promover intercambio com outras Instituições no Brasil e no Exterior.

Dr Carlos Lima

  

 

 

 

Dr. Carlos Lima

Chefe do Serviço de Neurocirugia 

 

 

   

 

Professor Gianni TemponiO serviço de neurocirurgia começou a ser organizado até o modelo atual com a inauguração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, em 1978, com o professor Gianni Maurélio Temponi , posteriormente vieram os professores Wilson Pereira e Flávio Freinkel. Nessa fase não havia um serviço de neurocirurgia constituído, estando esses profissionais ligados a Divisão Médica e aos serviços de neurocirurgia e neurologia.
Em 1989 goram admitidos oito novos neurocirurgiões, dando iníco ao serviço de neurocirurgia um status de produção e excelência dentro do Hospital Universitário Clementino Fraga filho e em (data).... tivemos o primeiro concurso para residência médica , sendo o Dr. Marcello Reis nosso primeiro residente e hoje médico do staff do Serviço.
Alexandre Martins Cunha
Ana Luiza Vidal Fonseca
Antônio Aversa Dutra do Souto
César Fantezia Andraus
Flávio Sampaio Domingues
Jorge Paes Barreto Marcondes de Souza
José Lourenço Kállas
Josué Vieira da Silva
Leonardo Garcia Martins
Marcello Reis da Silva
Marcus André Acioly de Sousa
Valter Sillero
Em contrução

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.