Institucional

 

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF / UFRJ), é hoje referência no tratamento de diversas patologias de alta complexidade.
O serviço de Neurocirurgia possui como principais funções: prestar assistência de máxima qualidade, se ocupar de tratamento de doenças do sistema nervoso, central e periférico, assim como tumores, doenças vasculares, doenças degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui - medulares passíveis de abordagem cirúrgica.Dr Carlos Lima
As cirurgias eletivas são realizadas com estrutura e equipamentos complementares como : microscópio, aspirador ultrasônico, craniótomo pneumático, equipamentos de vídeo e multimídia, endoscopio, intensificador de imagem e raio x.
O serviço de neurocirurgia tem como objetivos fundamentais:1 - Prestar assistência médica de qualidade a população.
2 - Pesquisa , ensino e publicações.
3 - Realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
4 - Absorver, fomentar e utilizar novas tecnologias.
5 - Manter-se em constante atualização e em conexão com os avanços e necessidades da Sociedade, de forma a estar sempre na vanguarda em seus propósitos.
6 - Promover intercambio com outras Instituições no Brasil e no Exterior.

Dr Carlos Lima
Chefe do Serviço de Neurocirugia 

  • Histórico

  • Equipe Médica

  • Procedimentos realizados

 

 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.