Radiodiagnóstico

O Serviço de Radiodiagnóstico é responsável pela realização dos exames complementares relacionados a métodos de imagem do HUCFF, sendo composto de 6 setores: Radiologia Convencional, Ultrassonografia, Diagnóstico Mamário, Radiologia Intervencionista, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Para ser atendido o paciente deve ser matriculado no HUCFF e possuir uma solicitação de exame emitido por um médico assistente desta instituição. Nos setores de Diagnóstico Mamário e Ressonância Magnética, são disponibilizadas também vagas para o SUS, que são agendadas pela central de regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Residência:
Atualmente possuímos 21 médicos-residentes que são admitidos através de concurso organizado pela CAE do HUCFF. O Serviço é formado por médicos e docentes do Departamento de Radiologia, técnicos de radiologia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos.

Sessões clínicas:

Segunda-feira 7h30 - Sessão de Radiologia geral (quinzenal)

Segunda-feira 7h30 - Sessão conjunta com o Serviço de Otorrinolaringologia (quinzenal)

Primeira e terceira segundas-feiras do mês - 12h - Sessão de Radiologia Pediátrica (no IPPMG)

Segunda segunda-feira do mês- 11h - Sessão conjunta com o Serviço de Urologia

Última segunda-feira do mês - 12h - Sessão conjunta com o Serviço de Neurocirurgia

Quarta-feira - 7h30 – Sessão de Radiologia Torácica

Quinta-feira -7h30 - Sessão conjunta com o Serviço de Reumatologia

Sexta-feira - 7h30min- Sessão de Neurorradiologia

radiodiagnóstico teste

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.