Proctologia

É a especialidade de cuida dos problemas de saúde relacionados ao intestino grosso (cólons), reto e ânus. As doenças mais comuns desta área médica são: hemorróidas, fissuras e fístulas anais, cisto pilonidal, distúrbios da defecação, doença de Crohn e retocolite, pólipos e câncer do intestino.

Atendimento realizado no HUCFF
O Serviço de Coloproctologia iniciou suas atividades em 1978. Desde então ampliou suas atividades e introduziu novos métodos diagnósticos e terapêuticos, ajudando a disseminar os conhecimentos sobre a especialidade em todo o território nacional. No ensino, destacam-se as atividades disciplinares durante a formação de graduandos da Faculdade de Medicina e, mais recentemente, nos Cursos de Pós-graduação onde se incluem o Mestrado e Doutorado. Vem representando o nome da UFRJ nos eventos nacionais e internacionais em Coloproctologia, contribuindo com o avanço das aplicações diagnósticas e terapêuticas, dentre as quais destacam-se a videolaparoscopia, a endoscopia e a fisiologia ano-retal
Tipos de tratamento:
Tratamento Conservador: Ligadura elástica de hemorróidas
Biofeedback (recondicionamento e estimulação para distúrbios da defecação)
Cirurgias de pequeno, médio e grande portes: Hemorróidas, fissura e fístula anal, cisto pilonidal, doença diverticular, doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), pólipos intestinais, câncer intestinal, câncer do ânus, prolapso retal, incontinência fecal, são as principais.

O que é preciso para ser atendido
Você deverá apresentar ao setor de Triagem do Ambulatório o encaminhamento de um posto de saúde ou de outro hospital (guia de contra-referência). O setor de Triagem fará contato com você após avaliação do encaminhamento.
 
Sessões clínicas
São realizadas às terças-feiras pela manhã, constando de:
Discussão de casos clínicos ambulatoriais;
Discussão de casos clínicos das enfermarias;
Sessão de revista (discussão de artigos publicados);
Apresentações de temas especiais (convidados).
Residência
  • • Especialização - Credenciada a Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP
  • • Residência Médica - credenciada a Comissão Nacional de Residência Médica e SBCP
  • • Mestrado
  • • Doutorado
 
Corpo Docente
João de Aguiar Pupo Neto (Professor, Chefe do Serviço) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fernando Zaroni (Professor, Coordenador Residência Médica) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Domingos Lacombe (Professor, Coordenador da Pós-graduação O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Joaquim José Ferreira (Professor Convidado, Consultor) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Equipe Multidisciplinar
Carlos Augusto Ferreira (médico) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rosane Louzada Machado (médica, mestre em cirurgia) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Edna Delabio Ferraz (médica, aluna do doutorado) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ricardo Vasconcellos (médico) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tânia Lima (Enfermeira, aluna do Doutorado) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Secretária
Elizabeth Gomes Alves dos Santos ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) (21) 3938-2719

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.