Programa de Hipertensão Arterial - ProHArt

prohatrO Programa de Hipertensão Arterial, vinculado ao Serviço de Clínica Médica do HUCFF, foi criado em abril 1999, a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento ao hipertenso grave.

Instalado no SME 3º andar, trata-se de um Programa que reúne assistência ambulatorial, pesquisa clínica, ensino de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (residência médica, mestrados e doutorado).

O público-alvo são os pacientes portadores de hipertensão arterial resistente que necessitam de uma abordagem diagnóstica e terapêutica diferenciada.

A estrutura física e equipamentos do ProHArt tiveram o apoio financeiro da FINEP, Petrobrás, CNPq e FAPERJ.

Atualmente contamos com uma ampla infraestrutura no Setor de Métodos Especiais do HUCFF com os seguintes equipamentos:

  •  8 monitores digitais de pressão arterial Omron HEM-907XL
  •  16 aparelhos de MAPA Dyna-MAPA Cardios
  •  20 aparelhos de MRPA Omron HEM-705CPINT
  •  7 aparelhos de Holter CardioFlash+ Cardios.
  •  1 aparelho de ECG GE HealthCare
  •  1 aparelho para medida de velocidade de onda de pulso Complior
  •  1 aparelho para medida de velocidade de onda de pulso Sphygmocor

Equipe do ProHArt:

Prof. Gil Salles – Prof. Titular de Clínica Médica e Coordenador do Programa
Prof. Elizabeth Muxfeldt – Doutora em Clínica Médica
Dr. Roberto Fiszman - Doutor em Clínica Médica
Dr. Fábio de Souza - Mestre em Clínica Médica
Dr. Victor Margallo - Mestrando em Clínica Médica
Enfermeira Bianca Botelho Viegas
Enfermeira Fernanda Oliveira Carvalho Carlos
Técnica de enfermagem e técnica de MAPA: Rosilda Soares
Secretária: Leila Raposo Cotta

http://www.prohart.hucff.ufrj.br/

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.