Laboratório de Microcirculação – LabMICRO

microO Laboratório de Microcirculação foi criado em 2011 pelo grupo de médicos pesquisadores do Programa de Hipertensão Arterial – ProHArt, com apoio financeiro da FAPERJ.
O laboratório, situado no SME – 3º andar, tem como médico responsável pelos exames o Prof. Nivaldo Ribeiro Villela do Serviço de Anestesiologia.
O estudo da microcirculação vem se desenvolvendo nos últimos anos, porém ainda encontra-se no âmbito da pesquisa e não de assistência.

No laboratório realizamos os seguintes exames:
1 – Avaliação ultrassonográfica da Dilatação Mediada pelo Fluxo (DMF) da artéria braquial que avalia a disfunção endotelial. Sabe-se que a disfunção endotelial avaliada na artéria braquial correlaciona-se com a detectada na artéria coronária. É considerado um preditor de eventos cardiovasculares.
2 – Avaliação pletismográfica do antebraço após hiperemia reativa para estudo do fluxo sanguíneo microvascular. A disfunção microvascular avaliada por este método emerge como um preditor de risco cardiovascular e inflamação sistêmica.
3 – Laser Doppler – avaliação da reatividade microvascular após injeção de acetilcolina (Ach) e nitroprussiato de sódio (NPS). Este procedimento faz a mensuração do fluxo microcirculatório na pele, sendo um método validado para o estudo da disfunção microvascular sistêmica que está associado a vários marcadores de risco cardiovascular.

O Laboratório da Microcirculação é um importante núcleo de pesquisa clínica, oferecendo treinamento para alunos de graduação e pós-graduação através das suas linhas de pesquisa em hipertensão arterial resistente.
Para a realização desses exames, o LabMICRO conta com um Pletismógrafo Hokanson AI6 e com um Sistema Doppler PeriScan PIM 3.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.