Divisão de Pesquisa

Você conhece o Programa de Formação em Pesquisa Médica?
Numa iniciativa pioneira o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ
desenvolveu o Programa que permite ao aluno do curso de Medicina realizar,
simultaneamente, a Graduação e a Pós com nível de Doutorado.
Saiba mais

Logo DPq CompletoA Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (DPq/HUCFF) é o órgão da Direção Geral encarregado de coordenar e apoiar toda atividade de pesquisa científica desenvolvida no HUCFF.
As pesquisas clínicas eram centralizadas na Coordenação dos Projetos de Pesquisa do HUCFF até o ano de 1994, quando foi nomeada a Comissão de Investigação Científica (CIC). A mesma existiu até dezembro de 2006 quando foi criada por portaria interna a Divisão de Pesquisa (DPq), que seria reconhecida em dezembro de 2011 pelo Conselho de Administração do HUCFF, e seu regimento formalizado após 6 meses.

Dentre suas principais atividades, incluem-se:
- integrar a Pesquisa do HUCFF, coordenando a elaboração de projetos de interesse coletivo e institucional
- apoiar o pesquisador nos aspectos estatísticos de seu projeto, na captação, administração e prestação de contas dos recursos de sua pesquisa, na publicação e divulgação de seus resultados
- colaborar com o Comitê de Ética em Pesquisa e com os Programas de Pós-graduação
- regular e acompanhar as pesquisas com protocolos clínicos para a indústria realizadas no HUCFF

Outra importante função da DPq é permitir a inserção formal no HUCFF dos Núcleos, Institutos e Unidades Acadêmicas que desenvolvam atividades de Pesquisa no hospital.

Setor de Bioestatística: auxílio oferecido aos pesquisadores que desenvolvem seus projetos no HUCFF, de forma a promover esta instituição na área científica
Para solicitação de serviço, preencher o formulário abaixo.

• Orientação no planejamento de projeto científico, como: tipo de estudo, alocação de pacientes, cálculo do tamanho da amostra, controle de vieses;
  • Auxílio na construção de banco de dados para informatização adequada e utilização pelo pacote estatístico;
  • Identificação de métodos estatísticos para aplicação na análise quantitativa dos dados;
  • Auxílio na aplicação de métodos estatísticos e na elaboração de relatório para apresentação dos resultados; e
  • Orientação técnica na interpretação e discussão dos resultados alcançados.

Direção: Prof. Dra. Elizabeth Silaid Muxfeldt

Funcionários administrativos: