Divisão de Pesquisa

Você conhece o Programa de Formação em Pesquisa Médica?
Numa iniciativa pioneira o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ
desenvolveu o Programa que permite ao aluno do curso de Medicina realizar,
simultaneamente, a Graduação e a Pós com nível de Doutorado.
Saiba mais

Logo DPq CompletoA Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (DPq/HUCFF) é o órgão da Direção Geral encarregado de coordenar e apoiar toda atividade de pesquisa científica desenvolvida no HUCFF.
As pesquisas clínicas eram centralizadas na Coordenação dos Projetos de Pesquisa do HUCFF até o ano de 1994, quando foi nomeada a Comissão de Investigação Científica (CIC). A mesma existiu até dezembro de 2006 quando foi criada por portaria interna a Divisão de Pesquisa (DPq), que seria reconhecida em dezembro de 2011 pelo Conselho de Administração do HUCFF, e seu regimento formalizado após 6 meses.

Dentre suas principais atividades, incluem-se:
- integrar a Pesquisa do HUCFF, coordenando a elaboração de projetos de interesse coletivo e institucional
- apoiar o pesquisador nos aspectos estatísticos de seu projeto, na captação, administração e prestação de contas dos recursos de sua pesquisa, na publicação e divulgação de seus resultados
- colaborar com o Comitê de Ética em Pesquisa e com os Programas de Pós-graduação
- regular e acompanhar as pesquisas com protocolos clínicos para a indústria realizadas no HUCFF

Outra importante função da DPq é permitir a inserção formal no HUCFF dos Núcleos, Institutos e Unidades Acadêmicas que desenvolvam atividades de Pesquisa no hospital.

Setor de Bioestatística: auxílio oferecido aos pesquisadores que desenvolvem seus projetos no HUCFF, de forma a promover esta instituição na área científica
Para solicitação de serviço, preencher o formulário abaixo.

  • Orientação no planejamento de projeto científico, como: tipo de estudo, alocação de pacientes, cálculo do tamanho da amostra, controle de vieses;
  • Auxílio na construção de banco de dados para informatização adequada e utilização pelo pacote estatístico;
  • Identificação de métodos estatísticos para aplicação na análise quantitativa dos dados;
  • Auxílio na aplicação de métodos estatísticos e na elaboração de relatório para apresentação dos resultados; e
  • Orientação técnica na interpretação e discussão dos resultados alcançados.

Equipe

Direção: Prof. Dra. Elizabeth Silaid Muxfeldt
http://lattes.cnpq.br/2400945731751220

Funcionários administrativos:
Cristiane de Melo Vasconcellos
Marcelo Coelho de Macedo
João Alberto Correia
Haroldo Luiz Saback de Macedo

Bioestatística: Rosangela Aparecida Gomes Martins

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Tel: (21) 3938-2558

Organograma

Organograma DPq-HUCFF

 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.