Laboratório de Polissonografia - LabSono

sono

O LabSono foi inaugurado em 2011 pelo grupo de médicos pesquisadores do Programa de Hipertensão Arterial - ProHart, com apoio financeiro da FINEP.
O Laboratório conta com 4 quartos equipados com Polígrafos BrainNet BNT Poli preparados para a realização de Polissonografia Completa de Noite Inteira, Teste de Latências Múltiplas do Sono e Titulação de pressão do CPAP (aparelho respiratório que determina pressão positiva contínua em vias aéreas) permitindo o diagnóstico das principais Doenças do Sono, tais como Apneia Obstrutiva do Sono, Distúrbio de Movimento Periódico de Pernas, Insônia, Bruxismo e Narcolepsia, entre outras. Atualmente, as titulações de pressão de CPAP são realizadas em aparelhos de auto-CPAP, com titulação em domicílio, mas avaliadas e prescritas pela equipe do Laboratório.
No LabSono, os pacientes fazem a adaptação ao CPAP através de atividades educativas e acompanhamento próximo e regular.
Neste Laboratório funciona ainda a Clínica de CPAP, sendo realizado o acompanhamento dos pacientes portadores de Apneia Obstrutiva do Sono Grave e Moderada que fazem uso noturno do CPAP, com monitorização do uso do aparelho, sendo realizadas medições de pressão, tempo de uso e outros dados para o sucesso da terapia.
No Ambulatório do Sono, realizado em turnos semanais na sala 153 às sextas feiras pela manhã, recebemos pacientes oriundos do próprio Hospital por meio de pareceres internos ou pacientes recebidos pelo SISREG e muitos por demanda espontânea. Temos uma média de atendimento anual de mais de 450 pacientes. No primeiro trimestre de 2019, foram realizadas 79 consultas.
Este atendimento inclui os pacientes de primeira vez e reconsultas tanto médicas quanto odontológicas (específicas para os casos de apneia obstrutiva leve e moderada, além de bruxismo)
O ambulatório é também campo de treinamento em serviço de residentes do 1º e 3º anos do Serviço de Otorrinolaringologia do HUCFF.
No momento, as atividades relativas ao Sono vêm sendo realizadas pela seguinte equipe multidisciplinar:
Aline de Hollanda Cavalcanti - Médica: Coordenação e Responsabilidade Técnica do LabSono , da Clínica de CPAP e do Ambulatório de Medicina do Sono;
João Carlos Moreno de Azevedo - Técnico Administrativo com Capacitação em Medicina do Sono;
Sonia Cristina Leal Guimarães Mesquita - Técnica Administrativa com Curso Técnico em Polissonografia;
Aleli Torres.........- Odontóloga com Formação em Sono;
Maria Beatriz Moliterno – Enfermeira com Curso Técnico em Polissonografia;
Tania Sanchez – Enfermeira

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.