Unidade de Pesquisa em Doenças Hepáticas

Identificação do centro: Unidade de Pesquisa em Doenças Hepáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estamos ligados ao Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ.

Equipe do centro de pesquisa: a equipe de profissionais que atua no centro conta com profissionais médicos, professores do ensino superior, residentes, farmacêutico, secretária e assistentes/coordenadores de pesquisa.

Áreas de atuação: todas a patologias que acometem o fígado. A saber: hepatites virais (destaque para hepatite C e hepatite B), cirrose hepática, colangite biliar primária (CBP), doença de Wilson, hepatite autoimune (HAI), carcinoma hepatocelular (CHC), colangite esclerosante primária (CEP), transplante hepático, doença gordurosa hepática não alcoólica ou esteatose hepática (DGHNA/NAFLD), esteato-hepatite (NASH) e outras mais raras.

Contatos do centro:
Dr Guilherme Ferreira da Motta Rezende, chefe do Serviço de Hepatologia do HUCFF, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;
Farm Raquel Gomes Correia Passos, coordenadora de estudos, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O centro possui quase 20 anos de experiência em protocolos multicêntricos internacionais patrocinados pela indústria farmacêutica. Nesse período já participou ou está participando de estudos epidemiológicos e de intervenção na área de hepatite C (>7 estudos), hepatite B (2 estudos), NASH (2 estudos), CBP (2 estudos), CHC (1 estudo), cirrose hepática com insuficiência hepática crônica agudizada - ACLF (1 estudo), doença de Wilson (1 estudo). Como centro coordenador, o centro participou de 1 estudo epidemiológico multicêntrico nacional e 1 estudo de intervenção multicêntrico internacional.

Infraestrutura: localizado dentro do HUCFF - UFRJ e conta com toda a infraestrutura hospitalar.
Atendimento ambulatorial, armazenamento de produto investigacional, coleta de material biológico e realização de consultas dos protocolos de pesquisa, o centro conta com a infraestrutura da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), situada no 5º andar do HUCFF/UFRJ que faz parte de Rede Nacional de Pesquisas Clínicas (RNPC) e participa dos estudos cooperativos nacionais patrocinados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Laboratório - utiliza o LACFAR (Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da UFRJ).
Exames de alta complexidade para diagnóstico avançado em doenças hepáticas:
• biópsia hepática,
• hemodinâmica hepática,
• elastografia hepática sem e com avaliação ecográfica por ultrassom (Fibroscan® e Aixplorer®).

Segue detalhamento da infraestrutura a qual o centro dispõe e/ou tem acesso:

 Consultório Médico.
 Sala para coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas.
 Sala para preparo do medicamento em estudo.
 Fluxo laminar para preparo de medicamentos.
 Sala para administração do medicamento.
 Sala de infusão.
 Sala para outros procedimentos, como enfermarias e isolamento respiratório.
 Equipamento de Ressuscitação disponível no local dos procedimentos, lacrado e com frequência de checagem documentada.
 A instituição dispõe de UTI.
 Local específico para armazenamento dos medicamentos com acesso restrito e monitoramento de temperatura e registro do controle de temperatura.
 Termômetros para monitorização da temperatura ambiente (medicação), digital e com registro de calibração anual disponível.
 Existe nobreak e gerador de energia elétrica para os equipamentos.
 Refrigerador (2-8ºC), com monitoramento de temperatura e registro de calibração anual disponível.
 Freezer (-20ºC), com monitoramento de temperatura e registro de calibração anual disponível.
 Freezer (-70ºC), com monitoramento de temperatura e registro de calibração anual disponível.
 Centrífugas não refrigerada e refrigerada, com registro de calibração anual disponível.
 Eletrocardiograma de 12 Derivações, com registro de calibração anual disponível.
 Balança digital, com registro de calibração anual disponível.
 Esfignomanômetro digital, registro de calibração anual disponível.
 Local para armazenamento dos documentos durante a condução do estudo com acesso restrito, tanto em armário trancado quanto em sala com acesso restrito a equipe do estudo.
 Local para armazenamento dos documentos por 15 anos após o estudo com acesso controlado.
 Local específico para monitoria com acesso restrito a internet banda larga por cabo.
 Pr eletrônico os atendimentos de internação e exames realizados na instituição.