Biobanco

A utilização de amostras biológicas humanas de diversas procedências e para diferentes fins implica na necessidade da criação de um banco de dados dessas matrizes biológicas dentro das regras éticas e legais da legislação vigente. Matrizes biológicas para fins de pesquisa podem ser armazenadas em biobancos ou biorrepositórios.
Biobancos são reservatórios de longa duração, cujos materiais armazenados podem ser utilizados em várias pesquisas, e ficam sob responsabilidade da instituição. Biorrepositórios são reservatórios de curta duração, cujos materiais são utilizados em pesquisas específicas, e ficam sob responsabilidade do pesquisador.
O Biobanco HUCFF/UFRJ permitirá a organização e armazenamento do material biológico humano, cumprindo a exigência legal em vigor (Resolução do Conselho Nacional de Saúde 441/11 e Portaria 2201 de 14/09/2011), contribuindo assim para a preservação do material e manutenção de linhas de pesquisas em Ciências da Saúde. Nosso biobanco está em fase de implantação, preparando a submissão à CONEP.
Em 2018 foi criada uma Comissão de Implantação do Biobanco do HUCFF/UFRJ, constituído um time de pesquisadores designados pela Direção Geral do HUCFF (Anexo I - Portaria nº 7.769 de 15 de agosto de 2018) com o objetivo de implementar e incentivar a formação de banco de material biológico humano dentro das normas éticas da boa prática de pesquisa.
O Biobanco HUCFF/UFRJ será constituído por uma equipe técnico-administrativa composta por, no mínimo, um Curador, um curador suplente e mais dois integrantes, além da equipe técnica de suporte para manutenção da infraestrutura, com comprovada experiência e conhecimento técnico/científico para exercer as respectivas funções.
O Biobanco HUCFF/UFRJ será constituído por uma equipe técnico-administrativa composta por, no mínimo, um Curador, um curador suplente e mais dois integrantes, além da equipe técnica de suporte para manutenção da infraestrutura, com comprovada experiência e conhecimento técnico/científico para exercer as respectivas funções.

1. Infraestrutura disponível
Espaço físico disponível
O Biobanco HUCFF/UFRJ funcionará na área designada pela Direção Geral do HUCFF, de aproximadamente 60 m2, localizado no quarto pavimento do Hospital, com controle de acesso de pessoal e automação de temperatura dos equipamentos (ultrafreezers)

Equipamentos disponíveis
O Biobanco Contará também com uma sala de coleta e preparo de material biológico
Inicialmente serão 2 ultrafreezeres -70°C - Thermo Scientific modelo 88500D, com capacidade para 50.000 alíquotas, cada. Destes, um equipamento será utilizado para backup.

Sistema de gerenciamento de informações
Está em processo de desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de informações de amostras biológicas armazenadas em Biobanco. As amostras biológicas e os dados dos participantes serão codificados para garantia da confidencialidade. Após a implementação do sistema, será possível interligar as informações com o prontuário eletrônico do Hospital e futuramente com outros Biobancos credenciados da UFRJ.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.