Patologia Clínica

O Serviço de Patologia Clínica (SPC) funciona no 3º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

Coordenado pelo professor Augusto Tiakui Abe, comportas 12 diferentes laboratórios de pesquisa e análise laboratoriais com resultados que apresentam alto grau de exatidão. Na Residência Multiprofissional, o SPC conta com a participação de residentes da farmácia, enfermagem e nutrição. Com perspectiva de inserção de residência multiprofissional em patologia clínica para biólogos, farmacêuticos e biomédicos.

Núcleos de Pesquisa do Serviço de Patologia Clínica:
Laboratório de Líquido Cefalorraquiano
Responsável: Marzia Puccioni Sohler, MD, PhD
Telefone: 3938-2494
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Localização do laboratório: Serviço de Patologia Clínica  – 3º andar HUCFF
Área de atuação: Atende as necessidades assistenciais do HUCFF, atua na pesquisa, no diagnóstico das infecções virais e parasitárias do sistema nervoso, contribuindo com avanços imunológicos e moleculares no exame do líquido cefalorraquiano, através de metodologias como teste de ELISA e PCR em tempo real.
O Laboratório de Líquido Cefalorraquiano (Líquor) representa o único Laboratório público especializado na análise do líquido cefalorraquiano no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta grande potencial de crescimento por tratar-se de centro de pesquisa em LCR, com reconhecimento nacional e internacional na área de dengue, infecção pelo vírus HTLV-1 e neurocisticercose. Estas pesquisas têm sido fontes de trabalhos de iniciação científica (apoio FAPERJ), monografias de conclusão de curso de medicina, dissertações de mestrado e tese de doutorado de alunos da UFRJ, UFF e UNIRIO, e de publicações em revistas com elevado impacto científico.

Nome do laboratório: Laboratório de Bacteriologia - SPC
Responsável: Adriana Lucia Pires Ferreira, Bióloga, Msc.
Telefone: 3938-2632
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Localização do laboratório: Serviço de Patologia Clínica - 3º andar HUCFF
Área de atuação: Bacteriologia Clínica.
Resumo: Cultura para germes aeróbios e anaeróbios de diversos espécimes clínicos. Exame direto (microscopia). Cultura de vigilância epidemiológica (MRSA, VRE, ERC e outros MDRs). Cultura quantitativa de espécimes respiratórios. Detecção fenotípica de mecanismos de resistência. Teste de susceptibilidade aos antimicrobianos. Detecção da toxina A e B do Clostridium difficile. Introduzindo técnicas moleculares para detecção de genes de resistência e investigação de surtos.

 

patologia teste

 

patologia teste2

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.