Oftalmologia

A oftalmologia é uma especialidade que tem como prioridade ajudar a visão do paciente, proporcionando uma qualidade de vida ideal e segura no que diz respeito a melhor acuidade visual possível bem como aliviando a dor daqueles que sofram de algum mal nos olhos.
O Serviço de Oftalmologia foi criado para ajudar os pacientes do Hospital Universitário que apresentam alterações visuais.

Existem uma única forma do paciente ser examinado em nosso serviço: através do Sistema de Regulação de Vagas do Rio de Janeiro.

O número de atendimentos é sempre muito grande, proporcional ao número de pacientes do hospital universitário e em virtude das inúmeras campanhas realizadas como a de catarata que permite centenas de pessoas recuperar a visão.

O atendimento ocorre em regime ambulatorial no 2º andar, sala 252, sendo esta subdividida em minisalas.

O horário de atendimento inicia às 7h30 e, em geral, termina às 16h.

Há um setor específico para alguns exames chamado SME (setor de métodos especiais) localizado no 3o andar do hucff, no qual o paciente só pode ser atendido com pedido de marcação prévio fornecido pelo médico oftalmologista do serviço.

As marcações de exames para o SME são realizadas diariamente no 1º andar entre 8h e 15h.

Cada dia da semana corresponde a um setor de método especial diferente como abaixo, daí a importância de uma marcação e organização.

2a feira:
8h - 14h - SME de glaucoma
8h - 14h - SME de córnea

3a feira:
8h - 14h - SME de retina
8h -13h - Exames de ultrassonografia ocular

4a feira:
8h -14:00h - SME de uveííte
10h -15:00h - SME de aids

5a feira:
8h -15:00h - Exames de ultrassonografia ocular

6a feira:
8h00h -15:00h - SME de retina

Pedimos sempre a colaboração de todos os pacientes no que se diz a chegar no horário marcado, ter paciência, marcar corretamente os exames para evitarmos atropelos.

O atendimento diário é de cerca de 200 pacientes.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.