20 de novembro Dia Mundial de Combate e Prevenção de Úlceras Por Pressão

Campanha UPP

A Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), a Coordenação de Educação Permanente (COEP) e a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) promoveram, nos dias 17, 18 e 19, uma Campanha de Prevenção de Úlcera Por Pressão.

A iniciativa contou com a colaboração e presença de professores e alunos orientando pacientes, familiares e equipe de saúde com informativos e instruções sobre essas feridas que podem causar danos sérios à pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Nestes dias também aconteceram oficinas de treinamento e atualização sobre segurança do paciente, medidas preventivas e técnicas de transferência, reposicionamento e mudança de decúbito.

A coordenadora da COMEIP, enfermeira Karina Chamma Di Piero, acredita ter alcançado o objetivo de orientar em especial a equipe de saúde sobre a importância deste problema, que se encontra em alta taxa de incidência no HUCFF. Para ela, com a publicação da RDC 36/2013 da Anvisa, os profissionais de saúde devem estar mais atentos a segurança do paciente no que se refere a prevenção de úlceras por pressão, aprendendo a prevenir este agravo que pode levar a complicações mais sérias e até a morte.