Alunos de engenharia participam de projetos no HUCFF

Fluxo O diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Eduardo Côrtes, assinou, na última sexta-feira (4), um contrato com a Fluxo Consultoria – empresa júnior da Escola Politécnica da UFRJ – que vai realizar a revisão e readaptação dos projetos de engenharias de oito obras importantes para reforma e ampliação de setores médicos, resultando no aumento de leitos.
O contrato tem como objetivo o desenvolvimento e alteração do layout do projeto de áreas do hospital, tais como as enfermarias do 5º, 6º, 7º e 8º andares, Medicina Física, Triagem, Setor Cirúrgico e RPA. A contratada também realizará as plantas baixas (demolir-construir e layout) destes setores, somando um total de 44 plantas.
Os alunos terão a chance de vivenciar, na prática, o que foi ensinado em sala de aula e o hospital vai contar com a colaboração de qualificados profissionais da própria UFRJ.
"Esta parceria valoriza as potencialidades dos alunos e integra o corpo docente. A Universidade está participando ativamente das mudanças do HUCFF", declarou Côrtes.
A Fluxo é uma empresa júnior de engenharia da UFRJ, com quase 20 anos de existência e experiência em mais 300 projetos de consultoria nas 17 áreas da engenharia. Dois gerentes e seis estagiários vão trabalhar sob a orientação e supervisão de professores da Escola Politécnica, inclusive o diretor da Divisão de Engenharia (DEG/HUCFF), professor Roberto Machado.

Comentários   

 
+1 # dinah 10-04-2014 17:12
Ufrj, como o nome já diz estamos num Universo que tudo (ou quase tudo) podemos encontrar e utilizar com qualidade. Parabéns pela iniciativa, acredito que este seja o caminho certo(investir na prata da casa, ainda mais que na maioria das vezes essa prata é ouro valorizado externamente)Qu e Deus abençoe todas iniciativas de boa vontade para manutenção e melhoria para atingirmos nossos objetivos SAÚDE e EDUCAÇÃO.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.