Sangue da UFRJ

Imagem 025

Estudantes do curso de engenharia da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram o segundo mutirão para doação de sangue no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). O objetivo dos jovens, que criaram o grupo Sangue da UFRJ há um ano e meio, é atingir a marca de 3% de doadores periódicos originários Escola Politécnica.
Durante o mutirão, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro, o grupo conseguiu captar 70 doadores, mais que o dobro da primeira campanha, com 32. O movimento vem crescendo e de acordo com o coordenador Rafael Fleischman, o foco é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se tornar um doador periódico.
Em tempo...
O Dia Nacional do Doador é celebrado anualmente em 25.11, por este motivo, o Serviço de Hemoterapia ofereceu, na última quarta-feira, um bolo comemorativo aos doadores. O Serviço, que funciona no 3º andar do hospital, para doar basta trazer documento de identidade com foto, ter entre 16 (com autorização dos pais) e 68 anos, pesar mais de 50 Kg. Não é necessário estar em jejum, apenas se deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O banco de sangue funciona das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.
As bolsas de sangue são necessárias para o atendimento às crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e na Maternidade Escola, unidades próprias da UFRJ. O HUCFF realiza cerca de 25 cirurgias por dia, entre cardíacas, ortopédicas e vasculares – que demandam um volume expressivo de reserva de sangue, além de transplantes.

Saiba mais sobre o projeto Sangue da UFRJ