Sangue da UFRJ

Imagem 025

Estudantes do curso de engenharia da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram o segundo mutirão para doação de sangue no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). O objetivo dos jovens, que criaram o grupo Sangue da UFRJ há um ano e meio, é atingir a marca de 3% de doadores periódicos originários Escola Politécnica.
Durante o mutirão, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro, o grupo conseguiu captar 70 doadores, mais que o dobro da primeira campanha, com 32. O movimento vem crescendo e de acordo com o coordenador Rafael Fleischman, o foco é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se tornar um doador periódico.
Em tempo...
O Dia Nacional do Doador é celebrado anualmente em 25.11, por este motivo, o Serviço de Hemoterapia ofereceu, na última quarta-feira, um bolo comemorativo aos doadores. O Serviço, que funciona no 3º andar do hospital, para doar basta trazer documento de identidade com foto, ter entre 16 (com autorização dos pais) e 68 anos, pesar mais de 50 Kg. Não é necessário estar em jejum, apenas se deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O banco de sangue funciona das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.
As bolsas de sangue são necessárias para o atendimento às crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e na Maternidade Escola, unidades próprias da UFRJ. O HUCFF realiza cerca de 25 cirurgias por dia, entre cardíacas, ortopédicas e vasculares – que demandam um volume expressivo de reserva de sangue, além de transplantes.

Saiba mais sobre o projeto Sangue da UFRJ

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.