Emergência fechada

emergencia-hu

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) sofre com roubos de cabos de energia.
    Na segunda-feira, 17/1, a Emergência da Unidade foi fechada e não será reaberta até que o atendimento seja remanejado para outro andar.

    É importante destacar que o Hospital  do Fundão,  como é  conhecido, não possui emergência aberta ao público em geral. Ou seja, atende os pacientes que são referenciados na Unidade.

    Medidas estratégicas vêm sendo tomadas na tentativa de minimizar os prejuízos e melhorar a segurança. Além das 130 câmeras instaladas pelo Hospital e de comunicado enviado à Reitoria - que cuida de toda a vigilância da UFRJ -, a direção-geral orienta para que as rondas nas áreas sejam intensificadas, com a finalidade de impedir novos episódios.

    Ainda neste cenário, o diretor-geral Marcos Freire tem buscado suporte direto com a Polícia Federal. A partir da entrega de Ofício e de dossiê, onde o diretor relata os sinistros, agentes estiveram na Unidade para uma operação in loco, em novembro passado, a fim de averiguar as áreas vulneráveis e coibir estas ações.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.