Seminário Ampliado de Pesquisa

     pesquisa2 8843 newEm novembro o HU sediou o “Seminário Ampliado de Pesquisa” onde discutiu diversos tópicos em torno desse que é um dos três pilares fundamentais no HUCFF, a Pesquisa científica. Sabemos que em nosso país nem sempre o papel do pesquisador é devidamente valorizado, por isso é de suma importância discutir os rumos da pesquisa no campo da saúde, e incentivá-la no meio acadêmico. O evento teve coordenação da diretora da Divisão de Apoio Assistencial (DAA), Elen Regina de Oliveira, em parceria com o diretor da Divisão de Pesquisa, Amâncio Paulino de Carvalho (ex-diretor do HU). Sua realização se deu em duas etapas, com um pré-seminário em outubro, onde o pesquisador Afrânio Kritski dividiu a mesa com Dr. Amâncio, tendo a mediação de Elen Regina.

     pre-seminario webNo seminário em novembro, transcorrido no dia 25, estiveram presentes todos os chefes de serviço, além de representantes das equipes de saúde do DAA, docentes dos cursos de Fisioterapia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, e ainda como convidadas professoras do NUBEA- Núcleo de Bioética e Etica aplicada da UFRJ e do NUTES/UFRJ. A mesa foi composta pela diretora do DAA, professor Fernando Guimarães da Fisioterapia, enfermeira Maria Luiza de Oliveira coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde e o Prof. Afrânio Kritski, Coordenador do Programa Acadêmico de Tuberculose na Faculdade de Medicina da UFRJ.

pesquisa4 8849  Os chefes de Serviço apresentaram as pesquisas em andamento nos Serviços, incluindo os trabalhos de conclusão da Residência Multiprofissional. A Profª da Terapia Ocupacional e Chefe do Serviço Janaína dos Santos Nascimento fez uma apresentação das ações realizadas pelos Serviços nos ambulatórios pós-COVID e as intervenções propostas visando a des-hospitalização dos pacientes. O Prof. Afrânio proferiu palestra sobre o processo de pesquisa e condições para os profissionais se tornarem pesquisadores. Em sua fala enfatizou a importância da escolha por esse caminho, e criticou o baixo percentual dos estudantes que optam pela pesquisa no âmbito profissional. A Coordenadora da DAA expôs o desenvolvimento do caminho em direção ao fomento à pesquisa e extensão dos mestres e doutores titulados nos Serviços Assistenciais em suas áreas respectivas.

    Uma importante consequência positiva advinda do Seminário: As professoras do NUBEA Marisa Palácios, Maria Cláudia e Suely Alves procuraram a Direção da DAA e propuseram a participação do HUCFF na plataforma que foi criada para acesso ao Sistema para Central de Apoio à Saúde dos Trabalhadores e Estudantes da UFRJ - SisCEATE, possibilitando atendimento virtual aos pacientes em tratamento pós-COVID, principalmente  para aqueles que apresentam resistência em  retornar ao hospital após a alta hospitalar.

pesquisa3 8844

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.