Dia Nacional do Doador

     dia-do-doador5O dia nacional do doador é comemorado em 25 de novembro. O HU recebeu na véspera da data a visita da Trupe Atrupalhados. Essa animada trupe faz uma peregrinação que começa na entrada principal, passando depois pelos ambulatórios, convocando funcionários e visitantes para doar sangue, culminando com a visita ao 3° andar, na Hemoterapia. Eles conseguiram “arrastar”, com sua graça e simpatia, vários voluntários. No dia do doador teve comemoração especial, com bolo confeitado e um brinde especial, um lanchinho para cada doador nesse dia.

     A Coordenação de Políticas Institucionais colabora na divulgação e recursos necessários às doações, buscando parcerias em diversas frentes que possam resultar na renovação dos estoques do banco de sangue do HU. Denise Pires da Silva está no comando desta Coordenação.

O Centro de hemoterapia recebe doadores de 2a a 6a de 7:30 às 13:30. Idade entre 16 e 69 anos. É preciso trazer um documento de identidade com foto. Não precisa estar de jejum, e preferencialmente que não tenha comido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes da coleta, e ter mais de 50 Kg.
Para doadores de 16 e 17 anos, há um formulário de autorização no site do HU, na página da Hemoterapia: Autoriza menor

Hemoterapia do HUCFF: 3938-2305  /  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

dia-do-doador4

dia-do-doador2

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.