Projeto Oficinas Musicais

diretor e convidadas     No dia 21 de outubro foi formalizada uma importante parceria de trabalho com o Projeto Oficinas Musicais, projeto de extensão da UFRJ coordenado pelo Professor Gunnar Taests, tendo o apoio da professora de musicoterapia Beatriz Salles. O diretor do HU Marcos Freire recebeu a extensionista Vanessa Salles e a aluna de graduação de Fisioterapia Carla Caroline Ferreira da Silva, que representaram o projeto cujo título completo é “Oficinas Musicais: Promoção da Saúde e Acolhimento de Pacientes e Familiares no Ambiente Hospitalar”.

     Trata-se de uma ação de extensão de promoção da saúde e acolhimento que será realizada, de uma forma presencial ou remota, por estudantes universitários de diferentes cursos da graduação, supervisionada por docentes, tendo como objeto de acolhimento a música, seja cantada ou tocada. É uma ação que será realizada junto e com o público alvo que engloba pacientes e familiares no ambiente hospitalar. Na ocasião foi também formalizada a doação de EPI´s ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, trazidos pela Sra. Vanessa Salles e pela Sra. Richely Galdino, representante da AEPORJ – Associação Estadual dos Ostomizados do Rio de Janeiro. A ONG SPA do Amor também doou parte do material. O encontro foi promovido pela Coordenadora de Políticas Institucionais do HU, Denise Pires da Silva

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.