DEN bem representada em Congresso de Enfermagem

arquivo pessoal DEN 1A Enfermeira Karina Chamma Di Piero, Coordenadora da Comissão de Métodos e Integridade da Pele - COMEIP/Estomaterapia - do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), ganhou o prêmio de melhor trabalho científico apresentado no 23° Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em modalidade híbrida - entre 27 e 30 de setembro - no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis.

A premiação foi pela tese intitulada "Ensaio clínico de não inferioridade com papaína gel 2% versus 10% em pacientes com lesões crônicas de membros inferiores" realizada por ela, que é doutora em Clínica Médica - pela pós-graduação de Clínica Médica - da Faculdade de Medicina da UFRJ, sob a orientação da Doutora Maria Kátia Gomes e do Doutor Antonio Jose Ledo Alves da Cunha.

O trabalho foi a conclusão de um projeto - que se iniciou ainda na graduação - enquanto sonho, com o objetivo de ampliar a perspectiva científica e a democratização do uso de um fitomedicamento à base de papaína, especialmente em população socialmente vulnerável”, explica Karina que, diante de muito estudo, o projeto foi materializado enquanto tese de doutorado e realizado no período de agosto 2018 a março 2020 no HUCFF, concluindo a possibilidade de amplo uso tópico da papaína 10% em todas as fases de cicatrização e diferentes etiologias de feridas, inclusive nas infectadas, sem a observação de eventos adversos. Além de ser acessível devido ao baixo custo para a população brasileira.

arquivo pessoal COMEIPPara mim, enquanto enfermeira e servidora federal, com quase 20 anos de carreira no HUCFF, esse prêmio proporcionou reconhecimento e esperança para todos nós profissionais de saúde e cientistas brasileiros, no que concerne a busca incessante de evidências científicas para melhores práticas em saúde”, comemora. E externa seus agradecimentos à Deus, à sua  família e à equipe da Comissão de Pele do HUCFF (foto ao lado, Karina ao centro), bem como aos pacientes e colegas.

A todos que contribuíram direta e indiretamente para esse sucesso que é nosso: do servidor público, da universidade pública e da sociedade brasileira”, encerra.

Diretor da DEN esteve presencialmente no evento

arquivo pessoal DEN 2Tony Figueiredo (foto), que também é Conselheiro do Coren-RJ, destacou a relevância do Congresso, realizado com transmissão ao vivo para profissionais de enfermagem de todo o Brasil, e parabenizou a Enfermeira Karina, bem como todos os demais profissionais de enfermagem  que  apresentaram trabalhos científicos e relatos de experiência de projetos desenvolvidos no âmbito da DEN.

Orgulhoso demais do nosso time. Estes trabalhos vão ser reapresentados durante o 2° Simpósio Fábrica de Projetos DEN/HUCFF que acontecerá em novembro próximo”, anuncia.

O CBCENF, maior Congresso de Enfermagem da América Latina, teve mais de 26 mil inscritos, 15 cursos, 80 palestras e mais de 1000 trabalhos científicos avaliados.

Além do amplo espaço para conhecimento científico, o CBCENF foi um importante momento de debates e reflexões sobre a pandemia de Covid-19, e sobre o fortalecimento da Saúde Coletiva e da Enfermagem brasileira.