Psicologia do HUCFF ganha autonomia após criação do Serviço

anderson 145526 preparada webOutrora agregada ao Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica, a Psicologia do HUCFF era a única das profissões da área da saúde subordinada à Divisão Médica (DMD) e sem serviço próprio. O Serviço de Psicologia agora pertence à Divisão de Apoio Assistencial (DAA).
Através da Portaria nº 4295 de 25 de maio de 2021, a direção-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) aprovou a criação do Serviço de Psicologia, que traz como um dos propósitos estreitar a relação entre o Instituto de Psicologia e o HUCFF, ampliando os espaços de ensino e pesquisa de psicologia no maior hospital da UFRJ.
 “Sempre estivemos juntamente com os psiquiatras, lotados no mesmo serviço da Divisão Médica, inicialmente denominado "Serviço de Psicologia Médica e Saúde Mental" e posteriormente "Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica" mas, a expressão "psicologia médica", presente desde sempre no nome do serviço, não contempla a representatividade da psicologia como categoria profissional, mas sim uma disciplina obrigatória da graduação de Medicina", explica o psicólogo Anderson Nunes Pinto, chefe do Serviço recém-criado, a respeito da indefinição quanto à identidade e autonomia da psicologia no HUCFF.

A criação do Serviço de Psicologia contribui para uma melhor relação entre Psicologia e Psiquiatria, uma vez que promove uma verdadeira integração - e não uma fusão -, fruto de uma relação entre profissões que possuem afinidades no campo da saúde mental e cujo trabalho é indispensável para proporcionar atenção integral aos usuários do HUCFF.

psicloga-cludia-oliveira-correa-com-especializandas-na-geriatria preparada-webA equipe do Serviço de Psicologia é composta por 14 psicólogos do quadro funcional, 6 residentes multiprofissionais em saúde, 20 alunos do curso de especialização em Psicologia Hospitalar, além de três supervisoras externas integradas à equipe. Estes profissionais são fundamentais para o andamento da assistência psicológica aos usuários típicos de um hospital de alta complexidade, cooperando com outros serviços para garantir o acesso à atenção integral em saúde. Além de ser um campo propício para a formação profissional e para a produção de conhecimento.  “Realizamos rotinas assistenciais em diversos serviços e programas do HUCFF, atendemos pacientes por meio de pedidos de parecer tanto na enfermaria quanto no ambulatório. Na área do ensino, coordenamos o Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar da UFRJ e a área de Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF, bem como participamos frequentemente de outros cursos e eventos promovidos dentro do HUCFF", destaca Anderson sobre a atuação da Psicologia no ambiente hospitalar.

psicloga-thas-soares-de-carvalho-no-cti-covid prep-webO Serviço teve participação fundamental no enfrentamento da pandemia. No Grupo de Comunicação à Família, no Projeto das Visitas Virtuais, no acolhimento multiprofissional  junto aos familiares de pacientes vítimas da COVID-19, no Centro de Apoio aos Trabalhadores e Estudantes da UFRJ e na assistência psicológica aos funcionários e pacientes do HUCFF.  "Esta presença da Psicologia no HUCFF fundamenta a criação de um serviço próprio a fim de que a categoria profissional possa desenvolver plenamente a sua missão universitária, cuja responsabilidade se estende aos usuários, alunos e profissionais da comunidade hospitalar", conclui Anderson.

Atualmente a secretaria do Serviço de Psicologia está situada no Centro Multidisciplinar de Reabilitação, no 2º andar do HUCFF.

Telefone: 3938-2601

- E-mail do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O site do Serviço também está no ar em - http://www.hucff.ufrj.br/servico-de-psicologia -. Acessem!

psicloga-silvia-thereza-venturini-da-costa-com-residente-e-especializandas-na-enfermaria-psiquitrica prep-web