Prêmio para o ProHArt-HU

best-clinical-abstract certificado-tamanho-padrao-site      Um dos trabalhos apresentados pelo ProArt no Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão foi premiado como o melhor na área clínica conferido pela International Society of Hypertension. O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de agosto e a apresentação foi de Marcus Vinicius Serejo da Silva, do 5° período de medicina, também aluno de Iniciação Científica do ProHArt. Marcus fez a apresentação oral e ajudou na preparação do material, figurando como o vencedor do prêmio, embora o artigo tenha autoria conjunta com outros nomes ligados ao ProHArt. Além do certificado internacional - que pode ser visto aqui abrindo a matéria - o jovem recebe uma quantia em dinheiro e a associação sem custos por 3 anos à International Society of Hypertension. O título do trabalho premiado é: "Associação da rigidez arterial e doença renal crônica em hipertensão arterial resistente" - autores: Marcus Serejo, Victor Nolasco, Sofia Lobo, João Gabriell Bezerra, Carolina Fortes, Bianca Zattar, Christian Nejm Roderjan, Elizabeth Silaid Muxfeldt.

Outros dois trabalhos apresentados no mesmo congresso receberam menção honrosa. São eles: "ASSOCIAÇÃO ENTRE PADRÃO PRESSÓRICO NOTURNO E POLISSONOGRÁFICO EM HIPERTENSOS RESISTENTES COM RIGIDEZ AÓRTICA" e "PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM HIPERTENSÃO ARTERIAL REFRATÁRIA"
Os trabalhos na íntergra podem ser conferidos no site do congresso, em https://congressohipertensao.com.br/trabalhos-cientificos/

     O ProHArt é um programa de pesquisa, assistência e ensino com 22 anos de existência e é vinculado ao Serviço de Clínica Médica do HUCFF e ao Programa de Pós-graduação em Clínica da Faculdade de Medicina - UFRJ.

congresso duas-mencoes-honrosas para-site

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.