Médico do HU ganha prêmio internacional de fotografia

ary-bassous-para-site-tamanho-certo O cirurgião geral e também fotógrafo Ary Bassous da equipe do HUCFF acaba de ganhar o grande prêmio em um concurso internacional de Fotografia em Dubai. A foto foi inscrita dentro da categoria "humanidade" mas acabou ganhando o prêmio geral dentro do concurso, que abarca várias categorias e recebe inscrições de centenas de fotógrafos de todas as partes do mundo.

     A imagem vencedora mostra o rosto da Dra. Juliana Ribeiro depois de um plantão de 8 horas na enfermaria covid-19 do HU, logo após retirar seu EPI. Ary trabalha no hospital desde 98 na cirurgia geral da emergência e tem um trabalho com o tema Natureza/vida selvagem há vários anos, mas a partir do início da pandemia sentiu que deveria registrar esse momento tão difícil, do lado de dentro de quem está na linha de frente do combate. Parabéns ao doutor e fotógrafo.

 Aqui podemos visitar o site do concurso com o anúncio do premiado-> Página doconcurso HIPA com o grande vencedor

Mais amostras de seu trabalho podem ser vistas em-> Revista National Geographic Brasil - Ary Bassous

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.